O que é um residencial?

Jorge Paiva Imóveis

10/12/2021

Procurando por uma nova residência ou apenas pesquisando por imóveis, é bem provável que você já tenha se deparado com o termo residencial, certo? E aí podem surgir várias dúvidas: afinal, residencial é sinônimo de condomínio ou loteamento fechado? O que ele oferece de diferenciais para os moradores?

As nomenclaturas dos imóveis costumam deixar as pessoas perdidas. E para escolher o imóvel certo para suas necessidades, é importante entender as diferenças entre cada uma dessas opções. Siga conosco e entenda melhor!

Qual a diferença entre residencial e condomínio?

Residencial é todo logradouro destinado à moradia das famílias, e não ao comércio. Existem várias opções dentro desse termo, como o loteamento fechado, condomínio, edifícios etc.

O condomínio, por outro lado, vem da palavra latina condominium, que trata da co-propriedade. Ou seja, quando diversos proprietários titulares dividem a posse de um determinado bem – que no caso é a área comum do condomínio. Assim, cada pessoa é dona da sua unidade familiar (que pode ser uma casa ou apartamento) e todos são donos das áreas comuns do condomínio.

Os diferentes tipos de condomínios podem, ou não, ser residenciais. Já que existem condomínios comerciais e até industriais.

Loteamento fechado x Condomínio

Também existem loteamentos fechados chamados de residenciais. São aqueles voltados exclusivamente para a moradia, sem apresentar comércio.

No condomínio, todas as áreas são privativas. Ou seja, ninguém de fora pode, por exemplo, acessar as ruas internas e os atrativos de lazer sem prévia autorização de algum morador.

No loteamento, isso não acontece. De acordo com a lei, apenas a área do lote é privativa. As demais áreas comuns são públicas e subordinadas à prefeitura e seus órgãos responsáveis. Então, mesmo os loteamentos fechados (com acesso controlado por equipes de segurança), ainda continuam tendo as ruas e demais áreas mistas públicas.

Assim, os loteamentos fechados podem controlar a entrada das pessoas por meio de portaria, mas não podem impedir que pessoas que não são moradoras acessem as áreas comuns. E nem, por exemplo, avisar quando policiais ou oficiais de Justiça chegam. 

Como são vias públicas, as concessionárias de luz e água são responsáveis pelas manutenções, diferente dos condomínios, nas quais as administrações precisam arcar com os gastos.

Também existem diferenças em relação à manutenção de ambos. Os condomínios preveem a cobrança de taxa mensal dos condôminos para a manutenção da área comum e das despesas do condomínio. No loteamento, não há previsão de pagamento dessa taxa. 

Embora, claro, os moradores possam criar uma associação e definir o pagamento de uma taxa para algumas melhorias no bairro. Mas, nesse caso, não há obrigação de adesão.

Apesar dessas diferenças legislativas, na prática, viver em um loteamento fechado ou em um condomínio acaba sendo bastante semelhante.

Residencial x Edifício

A palavra edifício é usada para designar ambientes construídos e destinados ao abrigo das atividades humanas. Ele pode ser residencial ou comercial. Contudo, um edifício nem sempre é um condomínio.

Na linguagem informal, a palavra edifício é mais usada para se referir às construções verticais, como os prédios de apartamentos, tanto residenciais como comerciais. Além também dos edifícios públicos, de propriedade do estado.

Quais os tipos de residenciais?

Informalmente, chamamos de residenciais os condomínios ou loteamentos fechados dedicados exclusivamente à moradia de pessoas.

Como vimos, no loteamento, as áreas comuns são de toda a cidade e não há cobrança de taxa. Já no condomínio, existe maior privacidade, com as áreas comuns de uso apenas dos moradores – e cobrança de taxa mensal obrigatória.

Os condomínios, ainda, podem ser de casas ou apartamentos.

Também existem outras nomenclaturas, que podem variar dependendo da incorporadora ou construtora. Como:

  • residencial boutique: que são bastante luxuosos, com uma ambientação personalizada;

  • residencial SPA: com atrativos de lazer sofisticados, como SPA, salões de beleza, área fitness, entre outros serviços exclusivos;

  • residencial clube: conta com inúmeras opções de lazer e atrativos que visam facilitar a vida dos moradores.

Por que morar em um residencial?

Tanto morar em um condomínio como um loteamento residencial apresenta uma série de vantagens. Vamos ver em detalhes?

Privacidade

Mesmo com os loteamentos fechados tendo ruas públicas, de acordo com a legislação, eles possuem um nível de privacidade maior. Afinal, contam com portaria e controle de entrada. Por isso, somente pessoas autorizadas por você poderão acessar a sua casa.

Nos condomínios é a mesma coisa. Para que alguém vá até a sua casa ou apartamento, ele terá que se identificar na portaria e será preciso autorizar a entrada.

Assim, dificilmente você será surpreendido com visitas inesperadas, pessoas vendendo itens na rua ou batendo à sua porta para tratar de assuntos diversos. Isso garante mais privacidade à sua família.

Segurança

Sem dúvida, um dos principais motivos de viver em um residencial é a segurança. Afinal, geralmente, há um investimento pesado dos condôminos ou da associação de moradores com equipamentos de monitoramento e portaria presencial ou remota.

Câmeras de segurança, controle de acesso, equipes de segurança e ronda, por exemplo, são itens normais e presentes nos residenciais, o que torna a sua família muito menos vulnerável a assaltos e invasões.

É claro que esses equipamentos não atestam 100% de segurança, mas minimizam bastante os riscos, trazendo mais conforto e qualidade de vida a sua família. Se você tem uma casa construída em um bairro tradicional, por exemplo, poderá contar com os mesmos equipamentos de segurança, mas terá que pagar bem caro por eles. Já em um residencial esses custos são reduzidos, porque são rateados entre todos os moradores – o que permite ter equipamentos mais tecnológicos e robustos.

Área de lazer

Tanto os condomínios como os loteamentos fechados costumam oferecer áreas de lazer estruturadas e diferenciadas. Piscinas, área fitness, academia, playground, quadra poliesportiva e inúmeros outros atrativos tornam a vida dos moradores muito melhor.

Além de ter acesso a diferentes estruturas de lazer, você ainda poderá economizar – pois não precisará ter de pagar a mensalidade de um clube ou de uma academia para cada membro da sua família, por exemplo. E estará apenas a alguns passos da diversão.

Para quem tem criança, esses detalhes fazem toda a diferença, já que haverá uma estrutura adequada para eles se divertirem.

Valorização

Por fim, não podemos deixar de citar que imóveis dentro de condomínios ou loteamentos residenciais tendem a ter uma valorização maior. Isso porque, cada vez mais, as pessoas buscam essas opções de moradia, tornando-as mais caras.

Então, se você precisar se desfazer do seu imóvel ou terreno em alguns anos, receberá uma quantia maior do que pagou pelo bem. Isso significa a possibilidade de aumentar o seu patrimônio ou da sua família.

E, então, agora você já sabe o que é um residencial e por que vale a pena morar nele? Se está em busca de uma opção na região de Passos, em Minas Gerais, separamos dois ótimos empreendimentos para você conhecer.

O Residencial Torres é um condomínio de apartamentos localizado no Bairro Novo Horizonte, com apartamentos de 54,33 m², 55 m² e 59,22 m². 

Já o Residencial Jardim Florença é o novo bairro planejado de Passos. Ele traz o conceito de condomínio fechado para um residencial aberto, com infraestrutura completa, localização privilegiada e área verde, academia ao ar livre, parque infantil, pista de caminhada e ciclovia.

Veja Também

Dicas
17/10/2019 - 5 bairros mais procurados para alugar imóveis em Passos, MG
Dicas
19/11/2019 - Saiba como usar o FGTS na compra da casa própria
Dicas
21/01/2020 - Como escolher o melhor bairro para morar?
Dicas
28/01/2020 - Como escolher a Imobiliária ideal
Dicas
12/02/2020 - Erros que você deve evitar na hora de comprar um imóvel
Dicas
16/03/2020 - Dicas de planejamento financeiro para comprar imóvel
Dicas
31/03/2020 - Cuidados que você deve ter na negociação direto com o dono
Dicas
22/04/2020 - Dicas para alugar o seu imóvel comercial
Dicas
16/07/2020 - Aluguel x Casa própria: conheça seu perfil e saiba qual o melhor para você
Dicas
24/07/2020 - 4 dicas para casais que vão comprar a casa nova em Passos!
Dicas
19/08/2020 - 5 perguntas que você deve fazer ao corretor antes de comprar um imóvel
Dicas
17/09/2020 - Imobiliária em Passos MG: como encontrar a melhor?
Dicas
08/10/2020 - Academia em casa: como montar uma?
Dicas
25/01/2021 - Móveis Rústicos Passos MG: dicas para mobiliar a sua casa
Dicas
01/02/2021 - Temperatura Passos MG: saiba mais sobre o clima da cidade
Dicas
15/02/2021 - Empregos em Passos MG: quais os pontos fortes da economia?
Dicas
01/03/2021 - Hotel em Passos MG: conheça os 7 mais famosos
Dicas
19/04/2021 - Passos de Minas: conheça 6 pontos turísticos
Dicas
26/04/2021 - Móveis planejados: como escolher para sua casa?
Dicas
28/06/2021 - Como fazer a devolução de imóvel locado antes do prazo?
Dicas
12/07/2021 - Os desafios de morar sozinho
Dicas
16/08/2021 - Isolamento acústico: como aplicar no seu imóvel?
Dicas
23/08/2021 - 5 direitos do locatário em Passos ?MG
Dicas
30/08/2021 - Lei do silêncio: quais são as regras e os deveres?
Dicas
21/09/2021 - Como funciona o consórcio imobiliário Itaú?
Dicas
11/10/2021 - Morar em casa ou apartamento: o que é melhor para as crianças?
Dicas
22/11/2021 - Automação residencial: o que é e quais os benefícios?
Dicas
06/12/2021 - Decoração de Natal: passo a passo para enfeitar a sua casa!
Dicas
13/12/2021 - 8 dicas de iluminação para sala de estar
Dicas
24/01/2022 - 8 dicas para se preparar e alugar seu imóvel no carnaval
Dicas
15/02/2022 - Quanto do salário pode ser gasto com o aluguel de uma casa?
Dicas
03/03/2022 - O que você precisa saber sobre a rescisão de contrato de aluguel
Imóveis Jorge Paiva
09/11/2020 - 9 imóveis para venda em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
05/04/2021 - 6 casas de campo em Minas Gerais
Imóveis Jorge Paiva
10/05/2021 - Centro de Passos MG: 4 salas comerciais
Imóveis Jorge Paiva
17/05/2021 - Móveis usados em Passos MG: onde comprar?
Imóveis Jorge Paiva
14/06/2021 - 6 casas em condomínio que você precisa conhecer em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
19/07/2021 - Casas para alugar em Passos: conheça o melhor custo-benefício!
Imóveis Jorge Paiva
26/07/2021 - 5 motivos para comprar uma casa em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
13/09/2021 - Sítio no sul de Minas para alugar: como escolher e avaliar?
Imóveis Jorge Paiva
27/06/2021 - 8 apartamentos à venda em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
18/10/2021 - 5 apartamentos para alugar em Passos
Imóveis Jorge Paiva
01/11/2021 - Casa com Piscina em Passos, MG
Imóveis Jorge Paiva
16/11/2021 - 5 chácaras à venda em Passos MG que você precisa conferir
Imóveis Jorge Paiva
19/04/2022 - Apartamentos para estudantes: 8 imóveis perto das faculdades de Passos
Imóveis Jorge Paiva
16/05/2022 - 6 loteamentos em Passos, MG, que você precisa conhecer!
Mercado Imobiliário
04/02/2020 - Benefícios de morar em condomínio
Mercado Imobiliário
27/02/2020 - O que é um consórcio de imóveis?
Mercado Imobiliário
06/03/2020 - Imóvel novo, usado ou na planta: qual é o melhor?
Mercado Imobiliário
28/04/2020 - As atuais oportunidades do mercado imobiliário em Passos
Mercado Imobiliário
10/05/2020 - Imóvel parado, dinheiro perdido
Mercado Imobiliário
08/07/2020 - Caixa vai incluir imposto e custo cartorário em financiamento de imóvel
Mercado Imobiliário
03/08/2020 - Por que fazer uma consultoria imobiliária?
Mercado Imobiliário
25/08/2020 - Mercado imobiliário no Brasil pós-pandemia
Mercado Imobiliário
03/09/2020 - Por que ter uma segunda residência ou casa de férias é um bom negócio imobiliário?
Mercado Imobiliário
10/09/2020 - Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto habitacional do governo
Mercado Imobiliário
30/09/2020 - Investir em imóveis: é seguro em momentos de crise?
Mercado Imobiliário
21/10/2020 - Avaliação de imóveis: o que é e como fazer?
Mercado Imobiliário
23/11/2020 - População de Passos MG: características marcantes sobre a cidade!
Mercado Imobiliário
14/12/2020 - Como funciona o financiamento da Caixa?
Mercado Imobiliário
21/12/2020 - Qual é o melhor banco para financiamento imobiliário?
Mercado Imobiliário
28/12/2020 - Como fazer um contrato de locação de imóvel?
Mercado Imobiliário
11/01/2021 - Qual é o melhor consórcio imobiliário?
Mercado Imobiliário
18/01/2021 - É seguro comprar imóvel com contrato de compra e venda?
Mercado Imobiliário
24/03/2021 - Comprar apartamento em Passos: o que considerar antes de assinar o contrato?
Mercado Imobiliário
29/03/2021 - Site de aluguel de casas: como encontrar casas para alugar?
Mercado Imobiliário
31/05/2021 - Santander financiamento imobiliário: como financiar um imóvel?
Mercado Imobiliário
17/01/2022 - Consórcio ou financiamento: o que é mais vantajoso?
Mercado Imobiliário
10/02/2022 - Quanto custa um apartamento para alugar em Passos MG?
Mercado Imobiliário
28/03/2022 - Consórcio imobiliário: como funciona?
Mercado Imobiliário
05/04/2022 - Como funciona o seguro-fiança?
Mercado Imobiliário
09/05/2022 - Imóvel na planta: como funciona?
Mercado Imobiliário
13/06/2022 - Qual a diferença entre registro do imóvel e escritura?
Mercado Imobiliário
20/06/2022 - Quem faz a vistoria imobiliária?
Mercado Imobiliário
28/06/2022 - Como anunciar um imóvel?

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

Contato

Telefone 35 3529-3750 35 3524-1980
WhatsApp 35 3529-3750 35 99121-3333 35 99911-3750
Localização Avenida Arlindo Figueiredo, 231
Passos
Localização Av. Avelino Soares de Rezende, 73 -
São João Batista do Glória

Novidades

Cadastre-se e receba primeiro nossas novidades e opotunidades.

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

© 2019 Jorge Paiva Imóveis Todos os direitos resevados.