Academia em casa: como montar uma?

Jorge Paiva

08/10/2020

Com a pandemia do novo Coronavírus, muitas pessoas modificaram a forma como encaram seus lares, buscando deixá-los mais completos para realizarem diferentes atividades. Neste cenário, a academia em casa se tornou um artigo bastante desejado.

Quem está procurando uma casa para comprar ou alugar, poderá tanto optar por um imóvel que já disponha da academia, como montar a sua em algum cômodo disponível, como quarto de hóspede, garagem, varanda, quintal e outros. Quer dicas para montar a sua academia em casa? Siga com a gente!

Dica 01: analise os seus objetivos e exercícios que pratica

O primeiro ponto é avaliar o que você deseja com a sua academia em casa e também o seu nível de experiência, já que praticantes avançados podem ter necessidades distintas de quem está começando.

Você pode, por exemplo, aliar exercícios aeróbicos e de musculação, ou partir para outras alternativas, como os exercícios de funcional e até de crossfit. Pense nas atividades que você gosta e está acostumado a fazer. Afinal, é possível montar um estúdio de funcional, de crossfit, de yoga, de pilates e de atividades mistas em casa.

Dica 02: avalie o espaço disponível

Depois de entender o que você espera e deseja com a sua academia em casa, avalie a disponibilidade de local. A academia pode ser montada em um quarto vago, na garagem ou até dividindo espaço com outros cômodos, criando uma área multiuso.

O importante, contudo, é que a área escolhida não atrapalhe a circulação e o trânsito em casa. Então, avalie se o espaço é capaz de suportar os equipamentos que você deseja instalar, permitindo o treinamento adequado.

Outro ponto essencial é em relação à ventilação. Lembre-se que quando praticamos exercício, o trabalho respiratório aumenta. Então, escolha um local da sua casa que seja bem arejado, de preferência perto de janelas ou portas, facilitando a ventilação natural. Também é válido instalar um ventilador para refrescar. Depois da rotina de exercícios, deixe o local ventilando.

Não se esqueça também de conferir como é a iluminação na área. Afinal, é importante enxergar o que se está fazendo. No caso de iluminação artificial, cuidado com a escolha das lâmpadas, para não aquecerem ainda mais a sua academia caseira.

Além dos locais tradicionais dentro de casa, você também poderá pensar em criar uma academia ao ar livre, como a academia no quintal ou na varanda.

Dica 03: planeje os aparelhos

Agora que você já mediu e avaliou adequadamente o espaço, poderá começar a planejar os equipamentos e aparelhos. Isso, é claro, dependerá muito dos seus objetivos e do tipo de treino que fará.

Algumas boas ideias são:

·         faixa elástica: podem ser usadas para flexões na barra e no chão, além de agachamentos e remadas;

·         barra fixa: exercício básico para a maioria dos treinamentos;

·         faixas de suspensão: permitem criar diferentes níveis de dificuldade nos exercícios de levantamento corporal. Você pode fazer a prancha suspensa e diferentes tipos de agachamentos;

·         kettlebells: ótimos para exercícios de fortalecimento dos glúteos e das pernas;

·         argola olímpica: ideal para exercitar os membros superiores, além de serem fáceis de instalar e não ocuparem tanto espaço.

Além desses, você poderá incluir a barra reta, algumas anilhas, halteres de diferentes pesos, step, colchonete e também alguns equipamentos para exercícios aeróbicos, como a corda e a corda náutica, além dos tradicionais como esteira, bicicleta ergométrica, elípticos e outros.

Para quem já é mais experiente, é possível comprar equipamentos multifuncionais, ou seja, que trabalham diferentes grupos musculares. Nesses casos, o investimento inicial será mais alto. Além dessa opção, outra ideia são os bancos de supino e as barras de parede, permitindo executar diferentes exercícios usando o peso do corpo.

Dica 04: pense no piso e na facilidade de limpeza

O piso é um ponto crucial na sua academia em casa. Afinal, ele não deve ser escorregadio, evitando acidentes. Além disso, é preciso pensar em um material que seja fácil de limpar. Os pisos vinílicos são boas escolhas, assim como os cerâmicos antiderrapantes e até o cimento queimado.

Se não for possível trocar o piso de casa apenas na área da academia, uma solução interessante é usar os tatames ou tapetes emborrachados, evitando riscar o chão com quedas de equipamentos, trazendo mais segurança e conforto e também ajudando a isolar acusticamente a sua academia (algo muito útil principalmente para quem vive em apartamento).

Dica 05: capriche na decoração

Por fim, não se esqueça da decoração, deixando a sua academia em casa mais aconchegante e motivando ainda mais os seus treinos.

Para organizar todos os itens, uma dica é montar um armário com divisórias, assim será mais fácil guardar todos os equipamentos e deixá-los organizados para quando for usar.

Em relação às cores, evite as mais escuras ou fortes (pelo menos na maior parte do ambiente), porque elas podem causar fadiga e lhe indispor fisicamente. Então, prefira as tonalidades mais claras, que ajudam a ampliar visualmente e dão sensação de limpeza e claridade.

Nos detalhes, opte por cores “energizantes”, como o laranja e o vermelho, que vão lhe ajudar a ter um gás extra durante os treinos.

Nas paredes, você poderá usar pôsteres com imagens motivadoras, como fotos de esportes ou frases inspiradoras. Outra boa ideia é escolher um lugar de casa com uma vista bacana, como de frente para o jardim.

Você também poderá investir em outros itens que ajudem a distrair durante as atividades, como um aparelho de som ou um televisor. Outra dica é investir em um espelho, permitindo que você avalie a sua postura durante os exercícios, garantindo que está fazendo tudo certo. O mais indicado é optar por espelhos de corpo inteiro.

Além dessas orientações, não se esqueça que, mesmo com a academia em casa, o acompanhamento de um profissional de educação física é indispensável. Ainda mais caso você seja iniciante e não tenha familiaridade com os exercícios.

É o instrutor que montará seus treinos de acordo com seus objetivos e características pessoais, além de lhe ajudar na realização adequada das atividades, evitando lesões, dores e outros problemas.

Com essas dicas, ficou mais fácil montar a sua academia em casa? Ajude seus amigos: compartilhe este post nas suas redes sociais!

Veja Também

Dicas
17/10/2019 - 5 bairros mais procurados para alugar imóveis em Passos, MG
Dicas
19/11/2019 - Saiba como usar o FGTS na compra da casa própria
Dicas
21/01/2020 - Como escolher o melhor bairro para morar?
Dicas
28/01/2020 - Como escolher a Imobiliária ideal
Dicas
12/02/2020 - Erros que você deve evitar na hora de comprar um imóvel
Dicas
16/03/2020 - Dicas de planejamento financeiro para comprar imóvel
Dicas
31/03/2020 - Cuidados que você deve ter na negociação direto com o dono
Dicas
22/04/2020 - Dicas para alugar o seu imóvel comercial
Dicas
16/07/2020 - Aluguel x Casa própria: conheça seu perfil e saiba qual o melhor para você
Dicas
24/07/2020 - 4 dicas para casais que vão comprar a casa nova em Passos!
Dicas
19/08/2020 - 5 perguntas que você deve fazer ao corretor antes de comprar um imóvel
Dicas
17/09/2020 - Imobiliária em Passos MG: como encontrar a melhor?
Imóveis Jorge Paiva
09/11/2020 - 9 imóveis para venda em Passos MG
Mercado Imobiliário
04/02/2020 - Benefícios de morar em condomínio
Mercado Imobiliário
27/02/2020 - O que é um consórcio de imóveis?
Mercado Imobiliário
06/03/2020 - Imóvel novo, usado ou na planta: qual é o melhor?
Mercado Imobiliário
28/04/2020 - As atuais oportunidades do mercado imobiliário em Passos
Mercado Imobiliário
10/05/2020 - Imóvel parado, dinheiro perdido
Mercado Imobiliário
08/07/2020 - Caixa vai incluir imposto e custo cartorário em financiamento de imóvel
Mercado Imobiliário
03/08/2020 - Por que fazer uma consultoria imobiliária?
Mercado Imobiliário
25/08/2020 - Mercado imobiliário no Brasil pós-pandemia
Mercado Imobiliário
03/09/2020 - Por que ter uma segunda residência ou casa de férias é um bom negócio imobiliário?
Mercado Imobiliário
10/09/2020 - Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto habitacional do governo
Mercado Imobiliário
30/09/2020 - Investir em imóveis: é seguro em momentos de crise?
Mercado Imobiliário
21/10/2020 - Avaliação de imóveis: o que é e como fazer?
Mercado Imobiliário
23/11/2020 - População de Passos MG: características marcantes sobre a cidade!
Mercado Imobiliário
14/12/2020 - Como funciona o financiamento da Caixa?
Mercado Imobiliário
21/12/2020 - Qual é o melhor banco para financiamento imobiliário?
Mercado Imobiliário
28/12/2020 - Como fazer um contrato de locação de imóvel?
Mercado Imobiliário
11/01/2021 - Qual é o melhor consórcio imobiliário?
Mercado Imobiliário
18/01/2021 - É seguro comprar imóvel com contrato de compra e venda?

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

Contato

Telefone 35 3529-3750 35 3524-1980
WhatsApp 35 3529-3750 35 99121-3333 35 99911-3750
Localização Rua. Cel. João de Barros, 316 - Centro
Passos
Localização Av. Avelino Soares de Rezende, 73 -
São João Batista do Glória

Novidades

Cadastre-se e receba primeiro nossas novidades e opotunidades.

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

© 2019 Jorge Paiva Imóveis Todos os direitos resevados.