Automação residencial: o que é e quais os benefícios?

Jorge Paiva Imóveis

22/11/2021

A automação residencial, ou casa inteligente, está cada vez mais em alta. Afinal, nada melhor do que contar com a tecnologia para tornar nossa vida e rotina muito mais simples. 

Com a tecnologia certa, você consegue controlar, à distância, vários pontos da sua casa, como a iluminação, a abertura ou fechamento de cortinas, as fechaduras e vários outros detalhes. Quer saber mais e descobrir como levar isso para a sua residência? Siga conosco!

O que é automação residencial?

A automação residencial é o uso de um conjunto de tecnologias capazes de automatizar diversas tarefas que antes dependiam dos moradores para serem realizadas. 

Usando sistemas conectados à internet, é possível ter uma casa inteligente. Assim, por meio do seu celular ou tablet, você será capaz de controlar, à distância, o funcionamento de diferentes equipamentos. 

Por exemplo, ligar o ar condicionado antes de chegar em casa, para encontrar o ambiente fresco, acender ou apagar as luzes, controlar as fechaduras e muitos outros pontos.

Funcionamento

Para que o sistema se torne realidade, é preciso que os aparelhos tenham conectividade elétrica, haja uma rede de internet em casa e você conte com um dispositivo inteligente, que coletará e trocará as informações, por exemplo a Alexa. Além da rede Wi-Fi, também é possível o uso do Bluetooth.

O controle do sistema é feito de várias formas. O uso do celular ou de um tablet é o mais comum. Porém, também é possível utilizar teclados de parede, interface web, displays touch screen e dispositivos por comando de voz.

Quanto custa a automação residencial?

O custo é muito variável, já que depende de quantos equipamentos serão automatizados e das tecnologias empregadas. Uma instalação mais simples, por exemplo, pode custar em torno de R$ 3mil.

Já um pacote completo incluindo luzes, ar-condicionado, cortinas, sistema de som, TV e circuito interno de câmeras pode chegar em torno dos R$ 15 mil.

Quais são os tipos de automação residencial?

Vários equipamentos em casa podem ser automatizados, como:

  • Iluminação: você pode personalizar o ambiente controlando as luzes para usá-las de modo mais eficiente, economizando energia. É possível acender ou apagar as luzes à distância e definir diferentes padrões de iluminação, dependendo do uso.

  • Controle de acesso: é possível monitorar quem entra e sai de determinado local da sua casa e também incluir fechaduras eletrônicas inteligentes, com biometria ou reconhecimento facial.

  • Sistema de som: é possível incluir som ambiente em todos os cômodos da casa e controlar o volume por ambiente à distância.

  • Irrigação de jardim: os sensores de umidade do solo e temporizadores permitem que a irrigação seja feita de forma automática, mantendo as condições ideais para suas plantas.

  • Segurança: você consegue visualizar as imagens das câmeras de segurança por apps ou pela internet e configurar a automação nos sensores de fumaça, sprinklers e de comunicação direta com a polícia ou empresa privada de segurança.

  • Cortinas e janelas: por meio de sensores de luz integrados ao sistema de iluminação, é possível aproveitar o máximo da luz natural e evitar acender as luzes em momentos desnecessários, reduzindo os gastos com energia elétrica.

  • Ar-condicionado e aquecedor: é possível programar para que esses aparelhos comecem a funcionar antes de você chegar em casa, garantindo um ambiente agradável.

Além desses, existem muitos outros produtos inteligentes e soluções que você poderá incluir na sua casa inteligente, como: aspirador robô, chuveiros inteligentes, medidor da qualidade do ar, espelho inteligente, pet care (com câmeras para visualizar seus pets), aquecimento de pisos, lareiras etc.

Por que investir na automação residencial?

Agora que você já entendeu o que é automação residencial, deve ter notado que ela apresenta uma série de vantagens, não é mesmo? Vamos ver as principais em detalhes.

Mais segurança

A segurança é, sem dúvida, um dos principais ganhos da automação residencial. Isso porque, mesmo à distância, você consegue controlar tudo o que acontece na sua casa, acompanhando pelas câmeras e também identificando quem teve acesso à residência.

Além disso, com as fechaduras eletrônicas apenas pessoas autorizadas conseguem ter acesso a sua casa e você recebe notificações sempre que algo suspeito acontecer.

Melhora a acessibilidade

Se você vive com pessoas idosas ou pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a automação residencial é muito interessante. Isso porque essas ferramentas ajudam a melhorar a acessibilidade e a segurança dessas pessoas em casa.

É possível acompanhar os idosos mesmo estando à distância, interferindo ou chamando ajuda caso algum acidente aconteça. Para as pessoas com deficiência, é possível controlar vários pontos de casa apenas por comandos de voz.

Oferece praticidade e comodidade

Você pode ligar o ar-condicionado da sua casa antes mesmo de chegar nela. Controlar a iluminação e até o som por comando de voz. Contar com diferentes tipos de iluminação para cada uso que você fará dos ambientes.

Tudo isso traz muito mais praticidade e comodidade – e ajuda a transformar o seu lar, de acordo com as suas necessidades e exigências para o momento, aumentando o bem-estar e o conforto de toda a família.

Mais economia

A automação residencial também contribui para a sustentabilidade e para a economia. Você consegue, por exemplo, programar a abertura das cortinas, de modo a absorver melhor a iluminação natural – e usar menos as lâmpadas.

E também é possível controlar, mesmo à distância, a iluminação da casa, evitando deixar lâmpadas acesas sem necessidade. Tudo isso ajuda a usar melhor os recursos naturais e, claro, a economizar com a conta de energia elétrica no fim do mês.

Outra possibilidade é usar medidores de consumo de energia inteligentes, que conseguem otimizar o uso da energia em toda a casa, evitando que você extrapole seu orçamento.

Programação de cenas inteligentes

Vários equipamentos podem ser automatizados de uma só vez – programando a sua casa para as atividades e tarefas que você deseja realizar.

Por exemplo, você pode programar para selecionar a função “série” na sua automação. Ao selecioná-la, o home theater será ligado, a persiana fechada, a luz apagada e o ambiente será climatizado na temperatura indicada para aquele momento. 

Além de todos esses benefícios, uma casa com automação residencial também acaba se tornando extremamente valorizada no mercado. 

Se você deseja comprar, alugar ou vender imóveis, a Jorge Paiva é a parceira ideal, sempre atenta às novidades do mercado e com várias opções para diferentes públicos. Acesse o nosso site e confira os imóveis disponíveis!

Veja Também

Dicas
17/10/2019 - 5 bairros mais procurados para alugar imóveis em Passos, MG
Dicas
19/11/2019 - Saiba como usar o FGTS na compra da casa própria
Dicas
21/01/2020 - Como escolher o melhor bairro para morar?
Dicas
28/01/2020 - Como escolher a Imobiliária ideal
Dicas
12/02/2020 - Erros que você deve evitar na hora de comprar um imóvel
Dicas
16/03/2020 - Dicas de planejamento financeiro para comprar imóvel
Dicas
31/03/2020 - Cuidados que você deve ter na negociação direto com o dono
Dicas
22/04/2020 - Dicas para alugar o seu imóvel comercial
Dicas
16/07/2020 - Aluguel x Casa própria: conheça seu perfil e saiba qual o melhor para você
Dicas
24/07/2020 - 4 dicas para casais que vão comprar a casa nova em Passos!
Dicas
19/08/2020 - 5 perguntas que você deve fazer ao corretor antes de comprar um imóvel
Dicas
17/09/2020 - Imobiliária em Passos MG: como encontrar a melhor?
Dicas
08/10/2020 - Academia em casa: como montar uma?
Dicas
25/01/2021 - Móveis Rústicos Passos MG: dicas para mobiliar a sua casa
Dicas
01/02/2021 - Temperatura Passos MG: saiba mais sobre o clima da cidade
Dicas
15/02/2021 - Empregos em Passos MG: quais os pontos fortes da economia?
Dicas
01/03/2021 - Hotel em Passos MG: conheça os 7 mais famosos
Dicas
19/04/2021 - Passos de Minas: conheça 6 pontos turísticos
Dicas
26/04/2021 - Móveis planejados: como escolher para sua casa?
Dicas
28/06/2021 - Como fazer a devolução de imóvel locado antes do prazo?
Dicas
12/07/2021 - Os desafios de morar sozinho
Dicas
16/08/2021 - Isolamento acústico: como aplicar no seu imóvel?
Dicas
23/08/2021 - 5 direitos do locatário em Passos ?MG
Dicas
30/08/2021 - Lei do silêncio: quais são as regras e os deveres?
Dicas
21/09/2021 - Como funciona o consórcio imobiliário Itaú?
Dicas
11/10/2021 - Morar em casa ou apartamento: o que é melhor para as crianças?
Dicas
06/12/2021 - Decoração de Natal: passo a passo para enfeitar a sua casa!
Dicas
10/12/2021 - O que é um residencial?
Dicas
13/12/2021 - 8 dicas de iluminação para sala de estar
Dicas
24/01/2022 - 8 dicas para se preparar e alugar seu imóvel no carnaval
Dicas
15/02/2022 - Quanto do salário pode ser gasto com o aluguel de uma casa?
Dicas
03/03/2022 - O que você precisa saber sobre a rescisão de contrato de aluguel
Imóveis Jorge Paiva
09/11/2020 - 9 imóveis para venda em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
05/04/2021 - 6 casas de campo em Minas Gerais
Imóveis Jorge Paiva
10/05/2021 - Centro de Passos MG: 4 salas comerciais
Imóveis Jorge Paiva
17/05/2021 - Móveis usados em Passos MG: onde comprar?
Imóveis Jorge Paiva
14/06/2021 - 6 casas em condomínio que você precisa conhecer em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
19/07/2021 - Casas para alugar em Passos: conheça o melhor custo-benefício!
Imóveis Jorge Paiva
26/07/2021 - 5 motivos para comprar uma casa em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
13/09/2021 - Sítio no sul de Minas para alugar: como escolher e avaliar?
Imóveis Jorge Paiva
27/06/2021 - 8 apartamentos à venda em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
18/10/2021 - 5 apartamentos para alugar em Passos
Imóveis Jorge Paiva
01/11/2021 - Casa com Piscina em Passos, MG
Imóveis Jorge Paiva
16/11/2021 - 5 chácaras à venda em Passos MG que você precisa conferir
Imóveis Jorge Paiva
19/04/2022 - Apartamentos para estudantes: 8 imóveis perto das faculdades de Passos
Imóveis Jorge Paiva
16/05/2022 - 6 loteamentos em Passos, MG, que você precisa conhecer!
Mercado Imobiliário
04/02/2020 - Benefícios de morar em condomínio
Mercado Imobiliário
27/02/2020 - O que é um consórcio de imóveis?
Mercado Imobiliário
06/03/2020 - Imóvel novo, usado ou na planta: qual é o melhor?
Mercado Imobiliário
28/04/2020 - As atuais oportunidades do mercado imobiliário em Passos
Mercado Imobiliário
10/05/2020 - Imóvel parado, dinheiro perdido
Mercado Imobiliário
08/07/2020 - Caixa vai incluir imposto e custo cartorário em financiamento de imóvel
Mercado Imobiliário
03/08/2020 - Por que fazer uma consultoria imobiliária?
Mercado Imobiliário
25/08/2020 - Mercado imobiliário no Brasil pós-pandemia
Mercado Imobiliário
03/09/2020 - Por que ter uma segunda residência ou casa de férias é um bom negócio imobiliário?
Mercado Imobiliário
10/09/2020 - Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto habitacional do governo
Mercado Imobiliário
30/09/2020 - Investir em imóveis: é seguro em momentos de crise?
Mercado Imobiliário
21/10/2020 - Avaliação de imóveis: o que é e como fazer?
Mercado Imobiliário
23/11/2020 - População de Passos MG: características marcantes sobre a cidade!
Mercado Imobiliário
14/12/2020 - Como funciona o financiamento da Caixa?
Mercado Imobiliário
21/12/2020 - Qual é o melhor banco para financiamento imobiliário?
Mercado Imobiliário
28/12/2020 - Como fazer um contrato de locação de imóvel?
Mercado Imobiliário
11/01/2021 - Qual é o melhor consórcio imobiliário?
Mercado Imobiliário
18/01/2021 - É seguro comprar imóvel com contrato de compra e venda?
Mercado Imobiliário
24/03/2021 - Comprar apartamento em Passos: o que considerar antes de assinar o contrato?
Mercado Imobiliário
29/03/2021 - Site de aluguel de casas: como encontrar casas para alugar?
Mercado Imobiliário
31/05/2021 - Santander financiamento imobiliário: como financiar um imóvel?
Mercado Imobiliário
17/01/2022 - Consórcio ou financiamento: o que é mais vantajoso?
Mercado Imobiliário
10/02/2022 - Quanto custa um apartamento para alugar em Passos MG?
Mercado Imobiliário
28/03/2022 - Consórcio imobiliário: como funciona?
Mercado Imobiliário
05/04/2022 - Como funciona o seguro-fiança?
Mercado Imobiliário
09/05/2022 - Imóvel na planta: como funciona?

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

Contato

Telefone 35 3529-3750 35 3524-1980
WhatsApp 35 3529-3750 35 99121-3333 35 99911-3750
Localização Avenida Arlindo Figueiredo, 231
Passos
Localização Av. Avelino Soares de Rezende, 73 -
São João Batista do Glória

Novidades

Cadastre-se e receba primeiro nossas novidades e opotunidades.

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

© 2019 Jorge Paiva Imóveis Todos os direitos resevados.