Em julho de 2020, o governo lançou o novo programa habitacional, o Casa Verde e Amarela. A intenção é que ele substitua o Minha Casa, Minha Vida, em atuação desde 2009. Por isso, o novo programa deverá ter algumas mudanças em relação ao antigo.
Se você sonha em conquistar a sua casa própria, esse novo programa pode ser uma forma de conseguir isso. Leia este conteúdo e entenda melhor!
O Casa Verde e Amarela é o novo programa habitacional proposto pelo governo de Jair Bolsonaro, para substituir o atual Minha Casa, Minha Vida. O programa, lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) visa facilitar o acesso da população a uma moradia digna, garantindo mais qualidade de vida.
A meta do governo é atender, com o programa, 1.6 milhão de famílias de baixa renda por meio do financiamento habitacional até 2024. Isso só será possível graças à redução na taxa de juros.
Além disso, o programa trará redução na taxa de juros para os moradores das regiões Norte e Nordeste.
De acordo com as informações do governo, a criação do novo programa habitacional ocorreu para corrigir as imperfeições do atual Minha Casa, Minha Vida. Alguns dos problemas que devem ser reestruturados com o Casa Verde e Amarela são:
· residências construídas em áreas sem estrutura e muitos conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida serem distantes dos centros urbanos;
· falta de escrituras de imóvel que, segundo o governo, chegam a até 12 milhões de residências em situação irregular;
· melhorar o acesso à residência de populações mais pobres da região Norte e Nordeste que, historicamente, têm condição menor em relação aos índices de desenvolvimento humano;
· permissão de renegociação de dívidas para os mutuários de baixa renda (o que não era contemplado pelo Minha Casa, Minha Vida).