Santander financiamento imobiliário: como financiar um imóvel?

Jorge Paiva Imóveis

31/05/2021

Sem dúvida, o financiamento é uma das modalidades mais procuradas pelos brasileiros na hora de adquirir a casa própria. E uma dessas alternativas é o Santander financiamento imobiliário.

O banco conta com alguns diferenciais interessantes, como financiamento de até 35 anos, possibilidade de compor renda com qualquer pessoa (não precisa ser familiar), análise de crédito e solicitação de financiamento online.

Quer entender melhor o Santander financiamento imobiliário e descobrir se essa é a melhor opção para você? Siga lendo este conteúdo.

Santander financiamento imobiliário: como funciona?

O Santander financiamento imobiliário financia até 80% do imóvel em um prazo máximo de 35 anos. Para imóveis comerciais, o valor máximo é de 70%, em 30 anos.

Da mesma forma como financiamentos de outros bancos, também é possível usar o FGTS para a compra de imóveis residenciais, tanto novos, como usados, avaliados em até R$1,5 milhão. Um diferencial é que o Santander permite que você financie junto as despesas de cartório e ITBI.

Modalidades

As modalidades permitidas são:

  • parcelas atualizáveis, com o valor das parcelas diminuindo ao longo dos anos. O sistema é corrigido pelo mesmo índice de remuneração básica dos depósitos de poupança e é a modalidade ideal para quem já tem certa estabilidade financeira;

  • parcelas fixas, com  mesmo valor de parcela do início ao fim do financiamento. É ideal para quem tem perfil mais conservador ou está no início de carreira, permitindo planejar melhor seus gastos.

Taxas

Atualmente, a taxa do Santader financiamento imobiliário é de 9,99% ao ano +TR. Hoje, a TR está zerada, mas ela pode voltar a subir ao longo do prazo de pagamento definido pelo banco.

O Santander trabalha com um sistema de taxa bonificada. Ou seja, a taxa mínima é de 9,99%. Depois de um ano, ela só será renovada a cada 6 meses sob as seguintes condições:

  • receber salário na conta corrente do Santander;

  • pagar as prestações em dia por meio do débito automático na conta corrente do banco;

  • manter, no mínimo, R$ 1 mil todos os meses na conta poupança do Santander;

  • ser titular de cartão de crédito do Santander e realizar, pelo menos, uma compra em cada fatura mensal ou ter um seguro de vida, residencial ou de acidentes pessoais contratado junto ao Santander.

Essas condições são diferentes no caso de profissionais autônomos. Esses precisam, necessariamente, manter compras mensais no cartão de crédito do banco e contratar um seguro residencial, de acidentes pessoais ou de capitalização.

Vale a pena optar pelo financiamento imobiliário do Santander?

O financiamento imobiliário do Santander possui algumas vantagens interessantes, que devem ser analisadas caso você esteja pensando em contrair um financiamento. Os mais importantes são:

  • processo de contratação online, permitindo simular, aprovar o crédito, enviar dados e documentos e acompanhar todo o processo pelo computador ou celular. O comparecimento em agência física apenas é requisitado para a assinatura do contrato;

  • taxas de juros reduzidas para clientes com relacionamento Santander;

  • composição de renda com mais de uma pessoa, mesmo sem parentesco;

  • documentação simplificada;

  • permite financiar as despesas do cartório e ITBI.

Quanto tempo demora para o Santander liberar o financiamento imobiliário?

A liberação do financiamento é feita logo após a assinatura do contrato. Até chegar nesse ponto, toda a documentação é enviada para a análise jurídica. É difícil estimar um tempo para essa etapa, já que tudo dependerá da regularização da documentação e do próprio imóvel que está sendo negociado.

Caso não haja nenhum problema, o tempo médio é de 30 dias. Mas esse prazo pode ser maior, como quando existem pendências com a documentação do comprador, do vendedor ou na matrícula do imóvel – ou, ainda, caso o banco solicite informações adicionais para a provar a operação.

Como contratar o financiamento do Santander?

Ficou interessado e deseja contratar o Santander financiamento imobiliário? É só seguir o passo a passo que montamos.

Passo 1: simulação e cadastro da proposta. Toda a simulação pode ser feita online, no site do Santander. Para isso, é só cadastrar as informações da proposta e enviar os documentos solicitados.

Passo 2: análise de crédito. Para essa etapa, você precisará preencher e assinar o formulário “Dados do(s) Comprador(es), Vendedor(es) e Imóvel”. Para a análise de crédito, apenas, não é obrigatório o preenchimento dos dados do vendedor e dos dados do imóvel. Se o seu crédito não for aprovado imediatamente, ou se você não for correntista, o Santander solicitará documentos referentes à sua renda, que podem variar de acordo com seu perfil.

Passo 3: análise técnica da operação. Para que a vistoria seja feita e análise técnica, será preciso apresentar uma série de documentos dos compradores, vendedores e do imóvel (listaremos logo abaixo). 

Passo 4: assinatura do contrato. Essa é uma etapa que deve ser realizada presencialmente em uma das agências do Santander. Além de assinar o contrato, é preciso registrá-lo no Cartório de Registro de Imóveis e devolvê-lo com a matrícula original do imóvel, contendo a garantia a favor do Santander.

Passo 5: liberação de valores. Para que essa etapa aconteça, você precisará apresentar, em uma agência Santander, 1 via do contrato registrado e 1 via original da matrícula do imóvel, com a constituição da garantia. Após essa etapa, a liberação acontece em cerca de 5 dias úteis, desde que a garantia esteja devidamente constituída a favor do Santander.

Documentos

Entre os documentos necessários para a análise técnica estão:

  • documento oficial com foto do comprador;

  • cópia simples da capa do IPTU do ano vigente;

  • certidão negativa dos tributos imobiliários;

  • cópia da certidão de casamento (para compradores casados);

  • pacto antenupcial registrado (para compradores casados);

  • escritura pública ou contrato de união estável (se você tiver união estável);

  • matrícula do imóvel com certidão negativa de ônus;

  • autorização para saque do FGTS, extrato atualizado do FGTS e cópia da declaração do Imposto de Renda do comprador (caso vá usar o FGTS);

  • formulários complementares.

E o crédito para pessoa jurídica?

Essa é uma linha do Santander financiamento exclusiva para as empresas ou profissionais com CNPJ, ajudando esses negócios a terem crédito para o financiamento de imóveis, reformas, construção, compra de maquinários e equipamentos etc.

Ele é voltado para pequenos, médios e grandes empreendedores, trazendo o apoio necessário para fazer o seu negócio crescer.

Vantagens

O crédito para pessoa jurídica possui algumas vantagens interessantes, como:

  • prazo de pagamento do imóvel maior;

  • aumento do patrimônio;

  • oportunidade sair do aluguel.

Dúvidas mais comuns sobre o Santander financiamento imobiliário

Apesar das informações acima, você ainda tem dúvidas sobre o Santander financiamento imobiliário? Veja as principais questões sobre o assunto.

Como ver meu financiamento no Santander?

Se você ainda não tem um financiamento no Santander, mas deseja acompanhar a evolução da sua proposta é só acessar esse site do Santander e preencher com seu CPF e dados pessoais.

Caso você já tenha um financiamento e queira imprimir o boleto ou ter outras informações do financiamento, é só acessar o Portal do Cliente Imobiliário.

Como fazer o primeiro acesso no Santander Financiamento?

Para fazer o primeiro acesso no Portal do Cliente Imobiliário, você precisa ter sua proposta já aprovada. Basta digitar seu CPF e seguir as orientações do site.

Outra alternativa é baixar o app Santander Financiamentos, entrar com seu CPF e ter acesso a segunda via de boleto, consulta de saldo e parcela, alterar forma de pagamento, transferir o financiamento, entre outros.

Como falar com atendente do Santander financiamento?

Embora a maioria das resoluções sejam resolvidas pelo Portal ou pelo app, se você desejar conversar com um atendente, poderá entrar em contato pelos telefones:

  • 4004 9090 (regiões metropolitanas)

  • 0800 722 9090 (demais localidades)

Esses telefones permitem consultar, se informar e ter acesso a diferentes opções sobre suas transações de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, exceto feriado.

Se desejar fazer reclamações, cancelamentos ou receber informações gerais, ligue para:

  • 0800 762 7777

  • 0800 771 0401 (pessoas com deficiência auditiva e de fala)

Qual banco financia 100% do imóvel?

A Caixa Econômica Federal é o único banco que financia 100% do imóvel. Mas essa opção apenas é disponibilizada para quem opta pelo prazo de amortização de até 240 meses (20 anos).

Neste mesmo banco, é possível conseguir financiamento de 100% do valor do imóvel para pessoas que se enquadram no programa Minha Casa Verde Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida).

Qual banco tem a menor taxa de juros para financiamento de imóveis?

No segundo semestre de 2021, a taxa Selic começou a aumentar – entrando em 2022 com os principais bancos aumentando as taxas para o financiamento bancário.

Atualmente, a Caixa Econômica Federal é o banco com a melhor taxa para o financiamento imobiliário, de 8,90% ao ano.

O Itaú cobra 9,1% ao ano, o Banco do Brasil, 9,15% ao ano, o Bradesco, 9,5% ao ano e o Santander, 9,99% ao ano.

Esses valores podem ser negociados, caso você tenha um relacionamento prévio com o banco ou contrate determinados serviços.

De acordo com o último boletim Focus, a Selic deverá encerrar 2022 em 11,75% ao ano – então as taxas de crédito imobiliário devem subir mais nos próximos meses.

Na hora de escolher o financiamento, contudo, mais importante do que a taxa é ficar de olho no CET (custo efetivo total) – que é o cálculo de todas as despesas previstas no contrato de financiamento. Compare o CET de diferentes bancos para fazer a melhor escolha.

Caso queira fugir do financiamento, existem alternativas. O consórcio é o mais usado – e ofertado por diferentes bancos, como o Itaú.

Independentemente da forma de pagamento, na hora de comprar um imóvel, se planejar financeiramente e contar com a assessoria especializada de um corretor de imóveis fazem toda a diferença.

Depois de ver essas dicas sobre o Santander financiamento imobiliário, ficou mais fácil decidir se essa é a melhor opção para você? Caso ainda tenha dúvidas, confira nosso conteúdo e descubra qual é o melhor banco para financiamento imobiliário!

Veja Também

Dicas
17/10/2019 - 5 bairros mais procurados para alugar imóveis em Passos, MG
Dicas
19/11/2019 - Saiba como usar o FGTS na compra da casa própria
Dicas
21/01/2020 - Como escolher o melhor bairro para morar?
Dicas
28/01/2020 - Como escolher a Imobiliária ideal
Dicas
12/02/2020 - Erros que você deve evitar na hora de comprar um imóvel
Dicas
16/03/2020 - Dicas de planejamento financeiro para comprar imóvel
Dicas
31/03/2020 - Cuidados que você deve ter na negociação direto com o dono
Dicas
22/04/2020 - Dicas para alugar o seu imóvel comercial
Dicas
16/07/2020 - Aluguel x Casa própria: conheça seu perfil e saiba qual o melhor para você
Dicas
24/07/2020 - 4 dicas para casais que vão comprar a casa nova em Passos!
Dicas
19/08/2020 - 5 perguntas que você deve fazer ao corretor antes de comprar um imóvel
Dicas
17/09/2020 - Imobiliária em Passos MG: como encontrar a melhor?
Dicas
08/10/2020 - Academia em casa: como montar uma?
Dicas
25/01/2021 - Móveis Rústicos Passos MG: dicas para mobiliar a sua casa
Dicas
01/02/2021 - Temperatura Passos MG: saiba mais sobre o clima da cidade
Dicas
15/02/2021 - Empregos em Passos MG: quais os pontos fortes da economia?
Dicas
01/03/2021 - Hotel em Passos MG: conheça os 7 mais famosos
Dicas
19/04/2021 - Passos de Minas: conheça 6 pontos turísticos
Dicas
26/04/2021 - Móveis planejados: como escolher para sua casa?
Dicas
28/06/2021 - Como fazer a devolução de imóvel locado antes do prazo?
Dicas
12/07/2021 - Os desafios de morar sozinho
Dicas
16/08/2021 - Isolamento acústico: como aplicar no seu imóvel?
Dicas
23/08/2021 - 5 direitos do locatário em Passos ?MG
Dicas
30/08/2021 - Lei do silêncio: quais são as regras e os deveres?
Dicas
21/09/2021 - Como funciona o consórcio imobiliário Itaú?
Dicas
11/10/2021 - Morar em casa ou apartamento: o que é melhor para as crianças?
Dicas
22/11/2021 - Automação residencial: o que é e quais os benefícios?
Dicas
06/12/2021 - Decoração de Natal: passo a passo para enfeitar a sua casa!
Dicas
10/12/2021 - O que é um residencial?
Dicas
13/12/2021 - 8 dicas de iluminação para sala de estar
Dicas
24/01/2022 - 8 dicas para se preparar e alugar seu imóvel no carnaval
Dicas
15/02/2022 - Quanto do salário pode ser gasto com o aluguel de uma casa?
Dicas
03/03/2022 - O que você precisa saber sobre a rescisão de contrato de aluguel
Imóveis Jorge Paiva
09/11/2020 - 9 imóveis para venda em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
05/04/2021 - 6 casas de campo em Minas Gerais
Imóveis Jorge Paiva
10/05/2021 - Centro de Passos MG: 4 salas comerciais
Imóveis Jorge Paiva
17/05/2021 - Móveis usados em Passos MG: onde comprar?
Imóveis Jorge Paiva
14/06/2021 - 6 casas em condomínio que você precisa conhecer em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
19/07/2021 - Casas para alugar em Passos: conheça o melhor custo-benefício!
Imóveis Jorge Paiva
26/07/2021 - 5 motivos para comprar uma casa em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
13/09/2021 - Sítio no sul de Minas para alugar: como escolher e avaliar?
Imóveis Jorge Paiva
27/06/2021 - 8 apartamentos à venda em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
18/10/2021 - 5 apartamentos para alugar em Passos
Imóveis Jorge Paiva
01/11/2021 - Casa com Piscina em Passos, MG
Imóveis Jorge Paiva
16/11/2021 - 5 chácaras à venda em Passos MG que você precisa conferir
Imóveis Jorge Paiva
19/04/2022 - Apartamentos para estudantes: 8 imóveis perto das faculdades de Passos
Imóveis Jorge Paiva
16/05/2022 - 6 loteamentos em Passos, MG, que você precisa conhecer!
Mercado Imobiliário
04/02/2020 - Benefícios de morar em condomínio
Mercado Imobiliário
27/02/2020 - O que é um consórcio de imóveis?
Mercado Imobiliário
06/03/2020 - Imóvel novo, usado ou na planta: qual é o melhor?
Mercado Imobiliário
28/04/2020 - As atuais oportunidades do mercado imobiliário em Passos
Mercado Imobiliário
10/05/2020 - Imóvel parado, dinheiro perdido
Mercado Imobiliário
08/07/2020 - Caixa vai incluir imposto e custo cartorário em financiamento de imóvel
Mercado Imobiliário
03/08/2020 - Por que fazer uma consultoria imobiliária?
Mercado Imobiliário
25/08/2020 - Mercado imobiliário no Brasil pós-pandemia
Mercado Imobiliário
03/09/2020 - Por que ter uma segunda residência ou casa de férias é um bom negócio imobiliário?
Mercado Imobiliário
10/09/2020 - Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto habitacional do governo
Mercado Imobiliário
30/09/2020 - Investir em imóveis: é seguro em momentos de crise?
Mercado Imobiliário
21/10/2020 - Avaliação de imóveis: o que é e como fazer?
Mercado Imobiliário
23/11/2020 - População de Passos MG: características marcantes sobre a cidade!
Mercado Imobiliário
14/12/2020 - Como funciona o financiamento da Caixa?
Mercado Imobiliário
21/12/2020 - Qual é o melhor banco para financiamento imobiliário?
Mercado Imobiliário
28/12/2020 - Como fazer um contrato de locação de imóvel?
Mercado Imobiliário
11/01/2021 - Qual é o melhor consórcio imobiliário?
Mercado Imobiliário
18/01/2021 - É seguro comprar imóvel com contrato de compra e venda?
Mercado Imobiliário
24/03/2021 - Comprar apartamento em Passos: o que considerar antes de assinar o contrato?
Mercado Imobiliário
29/03/2021 - Site de aluguel de casas: como encontrar casas para alugar?
Mercado Imobiliário
17/01/2022 - Consórcio ou financiamento: o que é mais vantajoso?
Mercado Imobiliário
10/02/2022 - Quanto custa um apartamento para alugar em Passos MG?
Mercado Imobiliário
28/03/2022 - Consórcio imobiliário: como funciona?
Mercado Imobiliário
05/04/2022 - Como funciona o seguro-fiança?
Mercado Imobiliário
09/05/2022 - Imóvel na planta: como funciona?
Mercado Imobiliário
13/06/2022 - Qual a diferença entre registro do imóvel e escritura?
Mercado Imobiliário
20/06/2022 - Quem faz a vistoria imobiliária?
Mercado Imobiliário
28/06/2022 - Como anunciar um imóvel?

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

Contato

Telefone 35 3529-3750 35 3524-1980
WhatsApp 35 3529-3750 35 99121-3333 35 99911-3750
Localização Avenida Arlindo Figueiredo, 231
Passos
Localização Av. Avelino Soares de Rezende, 73 -
São João Batista do Glória

Novidades

Cadastre-se e receba primeiro nossas novidades e opotunidades.

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

© 2019 Jorge Paiva Imóveis Todos os direitos resevados.