Procurar um apartamento para alugar pode ser uma tarefa difícil, principalmente se você tenta realizar o processo sozinho. Afinal, nem sempre é fácil encontrar o imóvel adequado às suas necessidades – e ao seu bolso.
Por isso, a principal recomendação é contar com a ajuda de especialistas, como os corretores de imóveis, que detêm conhecimento da cidade e de todos os trâmites envolvidos no aluguel, garantindo que você encontrará o apartamento certo e que terá um contrato adequado à legislação atual.
Está em busca de um apartamento para alugar em Passos? Confira as dicas e informações que separamos!
Para alugar um apartamento, é preciso garantir alguns passos, que vão além de encontrar o imóvel certo.
O primeiro, no caso, é avaliar as suas necessidades. Defina, por exemplo, o bairro onde deseja morar, a quantidade de cômodos que o apartamento deve ter, a quantidade de vagas na garagem e os itens que desejaria encontrar em um condomínio (piscina, academia, salão de festas etc.).
Depois pesquise se os imóveis desse tipo estão de acordo com o que você pode pagar. Se não for possível, retire alguns itens não tão essenciais da sua lista.
Depois disso, você pode começar pesquisando nos sites da imobiliária, os imóveis que mais chamam a sua atenção. Atente-se a pontos importantes, como o valor mensal do aluguel, do condomínio, do IPTU e possíveis taxas adicionais. Analise o que está incluso no condomínio e quais despesas são por sua conta.
Quando encontrar o apartamento para alugar, ainda será preciso separar a documentação e encontrar o fiador.
Para locar um apartamento como pessoa física, você precisará de:
cópia autenticada do RG e do CPF;
cópia autenticada do RG e do CPF do cônjuge, caso seja casado;
certidão de casamento, óbito ou divórcio, se for o caso;
comprovante de renda de mais de 3 vezes o valor do aluguel (é possível compor a renda com outra pessoa que lhe ajudará a pagar o aluguel);
comprovante de residência;
declaração do Imposto de Renda.
Nem sempre todos esses documentos podem ser solicitados. Algumas imobiliárias fazem a locação sem a necessidade do comprovante de renda, embora não seja padrão.
A figura do fiador é uma exigência padrão para alugar um imóvel. Para ser seu fiador, a pessoa tem que ter um imóvel quitado e sem irregularidades no território nacional – e renda equivalente ao valor de 3 aluguéis.
O fiador precisa apresentar uma série de documentos, como:
RG e CPF seu e do cônjuge (caso haja);
comprovante de residência;
cópia atualizada do registro do imóvel;
certidão do estado civil;
comprovante de renda (holerite, declaração do IR etc.).
Não conhece ninguém que possa ser seu fiador? Existem outras alternativas, como o seguro fiança. Ele é uma garantia locatícia que funciona como um contrato de seguro convencional, pago todos os meses.
O valor anual, via de regra, é negociado entre 1 mês e meio a 2 meses de aluguel. A seguradora pode oferecer outros benefícios, como serviços de eletricista, chaveiro, encanador, manutenções gerais etc.
Quem contrata e paga o seguro fiança é o locatário e a proteção serve como garantia caso não haja pagamento do aluguel ou para cobrir possíveis danos na saída do imóvel.
Para contratar, é preciso encontrar uma empresa especializada e apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de renda 3 vezes superior ao valor do aluguel.
Ainda antes de assinar o contrato, exija uma vistoria do imóvel. Esse procedimento, geralmente, é feito por você e algum responsável da imobiliária. Ele irá fotografar o apartamento, garantindo que o imóvel está em boas condições de uso.
Esse é o momento para inspecionar mais de perto o imóvel, indicando os pontos que precisam ser arrumados antes que você faça a mudança. Avalie a estrutura, os acabamentos e até a mobília, se estiver locando um apartamento mobiliado.
A vistoria é documentada e fica como prova do estado do imóvel quando você o recebeu. Ao sair, deverá entregar o apartamento da mesma maneira que recebeu.
Depois de todos esses passos, finalmente é o momento de assinar o contrato. Leia atentamente as cláusulas para garantir que elas estão de acordo com o que foi combinado.
Veja o valor acertado de aluguel, as contas e taxas que você deve pagar, a data de vencimento do aluguel e as formas de pagamento, a forma de correção do aluguel e a multa em caso de saída antes do prazo determinado em contrato.
É importante fazer esse processo por uma imobiliária, porque assim você garante que o contrato está de acordo com a Lei do Inquilinato, estabelecendo direitos e deveres para as partes envolvidas e trazendo mais segurança jurídica à negociação.
O valor de aluguel de um apartamento em Passos MG pode variar bastante. É possível encontrar opções que vão desde R$ 550 até R$4.800. Veja os pontos que influenciam nesses valores.
Sem dúvida a localização é um dos pontos que mais encarecem um aluguel. Afinal, quanto mais bem localizado for o imóvel, mais caro ele será. Bairros próximos de áreas de interesse (como atividades culturais, esportivas e educacionais) e regiões nobres tendem a ser mais caras.
Um apartamento menor, com menos quartos, terá um preço de aluguel também menor. Quanto maior for a metragem, a quantidade de quartos, bem como os diferenciais, mais caro ele será.
Um apartamento com varanda gourmet, closet, móveis planejados, acabamento nobre, mobília e outros detalhes é mais caro do que um imóvel exatamente no mesmo condomínio, porém sem toda essa estrutura.
O mesmo vale para a quantidade de vagas na garagem. Imóveis com mais vagas são mais caros.
Outro ponto que influencia no valor do aluguel é o tempo de construção do imóvel. Quanto mais novo o apartamento for, mais caro ele será. Já um imóvel antigo pode ter um valor mais em conta.
Porém, isso depende, também, do estado de conservação. Um imóvel antigo, mas recém-reformado e em bom estado, custará mais caro do que um imóvel novo, porém sem tanto cuidado dos inquilinos anteriores.
Quanto mais pessoas estão dispostas a alugar, menor é a quantidade de imóveis disponíveis, o que faz com que os preços do aluguel subam. O contrário também acontece. Além disso, o mercado imobiliário está diretamente atrelado a economia. Se a renda da população está baixa, o preço dos imóveis tende a diminuir.
Agora você já sabe quanto custa um apartamento para alugar em Passos MG e como fazer isso? Confira as opções da Jorge Paiva e encontre o seu próximo lar!
Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.