Aluguel x Casa própria: conheça seu perfil e saiba qual o melhor para você

Jorge Paiva

16/07/2020

O sonho da casa própria ainda faz a cabeça de muitos brasileiros. Afinal, ele é visto como sinônimo de sucesso e de tranquilidade, garantindo um futuro mais tranquilo.
Contudo, devido às altas prestações dos financiamentos atuais e o longo período de pagamento, muitas vezes o aluguel passa a ser uma opção mais vantajosa, sobretudo dependendo do perfil que o morador possui.
 
Será que para você compensa mais alugar ou comprar uma casa? Siga a leitura e descubra!
 
Qual é o seu perfil?
 
O primeiro passo para se decidir entre o aluguel ou a casa própria é entender muito bem o seu perfil e o momento em que você está na vida. Você deve considerar o que está vivendo agora e quais são as suas perspectivas para o futuro, não apenas no aspecto financeiro, mas também pessoal e profissional.
 
Vamos supor que você esteja focado em crescer na sua carreira e deseja alcançar cargos mais altos na empresa que trabalha. Contudo, o negócio possui filiais em várias cidades do país e para conseguir a promoção que almeja poderá ter que morar um tempo em outro município ou estado. Nesse caso, investir em um imóvel próprio pode não ser uma boa opção, pois, talvez, dentro de alguns anos você tenha que se mudar.
 
O campo pessoal também deve ser levado em consideração. Se agora você é solteiro, mas daqui uns anos pretende se casar e ter filhos, investir em um imóvel próprio pode ser uma boa solução, pois você estará construindo um patrimônio para a família e reduzirá os gastos fixos depois do casamento.
 
Além disso, é importante analisar as suas metas financeiras e a possibilidade de transformar o aluguel em um aliado para conquistar o sonho da casa própria. Embora muitas pessoas pensem que alugar um imóvel é jogar dinheiro fora, a verdade não é bem assim.
 
Você poderá alugar um imóvel com um valor mais baixo do que você pagaria com a prestação do financiamento, por exemplo, e investir a diferença, fazendo uma poupança para dar entrada no seu imóvel próprio ou para comprá-lo à vista.
 
Enfim, são inúmeras possibilidades – e a melhor forma de decidir é pensando sobre o seu momento, suas metas e expectativas para os próximos anos.
 
As vantagens do aluguel
 
O aluguel é muito indicado para quem tem um perfil mais de investidor – e que deseja usar essa ideia que comentamos de poupar a diferença de uma prestação e, assim, conseguir guardar dinheiro suficiente para comprar o seu imóvel à vista. Mas, não se engane, é preciso ter bastante controle sobre suas finanças para fazer isso.
 
Essa modalidade também é indicada para as pessoas que estão em início de carreira (e por isso podem ter de se mudar bastante), que preveem perspectivas de viagens, que estão prestando concurso ou fazendo processos seletivos em outras cidades ou quem precisa de uma moradia temporária.
 
Além disso, com um aluguel, muitas vezes você consegue morar em um imóvel melhor do que conseguiria comprar. Por exemplo, é possível encontrar um apartamento maior e em um condomínio com mais atrativos por um valor de aluguel que é menor do que você pagaria para financiar o mesmo imóvel. Nesse caso, o aluguel passa a ser vantajoso.
 
Dicas para escolher o melhor aluguel
 
Para fazer uma escolha certeira na hora de alugar um imóvel, existem alguns pontos que precisam ser considerados, como:
 
1. ficar de olho no seu orçamento e não deixar o aluguel comprometer mais que 30% da sua renda;
 
2. se a ideia é comprar o imóvel próprio, alugue uma casa com um valor menor do que um possível financiamento e invista a diferença. Se o valor do aluguel for o mesmo da prestação do financiamento, essa opção já deixa de ser vantajosa;
 
3. encontre bons investimentos para otimizar seus rendimentos, por isso estude o mercado e analise muito bem as alternativas antes de tomar uma decisão;
 
4. considere as demais despesas além do aluguel, como o IPTU, taxa de condomínio etc.
 
 
As vantagens da casa própria
 
Comprar a casa própria ainda é a opção preferida da maioria dos brasileiros, pois ela é vista como sinônimo de um futuro mais tranquilo, afinal, com o tempo, o financiamento poderá ser quitado e você terá um bem, que poderá vender caso precise de dinheiro, alugar para fazer renda ou constituir o patrimônio da sua família.
 
Normalmente, essa é a melhor opção para quem já tem certa estabilidade na vida, como está contente no trabalho e na profissão e não pretende se mudar, para quem tem um emprego no setor público, para recém-casados ou para casais com filhos.
 
Também é indicada para quem já conseguiu guardar valor suficiente para dar de entrada no financiamento. Lembrando que, em média, essa quantia representa 20% do valor total do imóvel.
 
Para que a compra da casa própria signifique um bom investimento, no entanto, é preciso considerar alguns pontos, como:
 
·         o período do financiamento;
·         a quantia total paga pelo imóvel;
·         os juros aplicados;
·         a quantia disponível para a entrada.
 
Se, no fim das contas, você acabar pagando mais que o dobro pelo financiamento ou as prestações forem altas demais, a compra da casa própria poderá não ser tão interessante. Por isso, é fundamental pesquisar muito bem os bancos antes de optar por um financiamento, encontrando aquele que trabalhe com taxas de juros mais competitivas e boas condições.
 
Lembre-se que, além do valor da prestação e da entrada, você terá que ter uma reserva financeira, em torno de 4% do valor total do imóvel, para cobrir outros custos, como: taxas administrativas, ITBI, encargos de corretagem, documentos e certidões negativas etc.
 
 
Dicas para comprar a casa própria
 
Se você decidiu pelo financiamento, uma dica de ouro é tentar reunir o valor mais alto possível para a entrada, pois assim você conseguirá melhores condições e taxas de juros mais competitivas. Para melhorar a entrada, é possível usar o FGTS.  Outras dicas são:
 
1) pesquisar muito bem as alternativas de financiamento, comparando todas as taxas e condições;
 
2) analisar a possibilidade de integrar o programa Minha Casa, Minha Vida, que tem taxas de juros bem mais atrativas;
 
3) antecipar o pagamento das prestações sempre que for possível, assim você irá reduzir o tempo de pagamento, ficando livre da dívida mais rapidamente.
 
 
Conclusão
 
Como você viu neste conteúdo, alugar ou comprar a casa própria pode ser muito vantajoso, dependendo do seu perfil e das perspectivas para o futuro. O mais importante antes de tomar qualquer decisão é sempre entender a sua realidade financeira e pesquisar muito bem as opções do mercado, tendo calma nessa escolha.
 
Tanto para alugar como para comprar a sua casa, outra dica de ouro é contar com uma excelente assessoria imobiliária. Afinal, o corretor lhe ajudará a entender melhor seus objetivos e realidade e lhe conduzirá de forma correta durante toda essa jornada.
Agora você já está decidido entre o aluguel ou a casa própria? Se está em busca de uma boa imobiliária em Passos, conheça nossas opções de imóveis e encontre o seu novo lar!

Veja Também

Dicas
17/10/2019 - 5 bairros mais procurados para alugar imóveis em Passos, MG
Dicas
19/11/2019 - Saiba como usar o FGTS na compra da casa própria
Dicas
21/01/2020 - Como escolher o melhor bairro para morar?
Dicas
28/01/2020 - Como escolher a Imobiliária ideal
Dicas
12/02/2020 - Erros que você deve evitar na hora de comprar um imóvel
Dicas
16/03/2020 - Dicas de planejamento financeiro para comprar imóvel
Dicas
31/03/2020 - Cuidados que você deve ter na negociação direto com o dono
Dicas
22/04/2020 - Dicas para alugar o seu imóvel comercial
Dicas
24/07/2020 - 4 dicas para casais que vão comprar a casa nova em Passos!
Dicas
19/08/2020 - 5 perguntas que você deve fazer ao corretor antes de comprar um imóvel
Dicas
17/09/2020 - Imobiliária em Passos MG: como encontrar a melhor?
Mercado Imobiliário
04/02/2020 - Benefícios de morar em condomínio
Mercado Imobiliário
27/02/2020 - O que é um consórcio de imóveis?
Mercado Imobiliário
06/03/2020 - Imóvel novo, usado ou na planta: qual é o melhor?
Mercado Imobiliário
28/04/2020 - As atuais oportunidades do mercado imobiliário em Passos
Mercado Imobiliário
10/05/2020 - Imóvel parado, dinheiro perdido
Mercado Imobiliário
08/07/2020 - Caixa vai incluir imposto e custo cartorário em financiamento de imóvel
Mercado Imobiliário
03/08/2020 - Por que fazer uma consultoria imobiliária?
Mercado Imobiliário
25/08/2020 - Mercado imobiliário no Brasil pós-pandemia
Mercado Imobiliário
03/09/2020 - Por que ter uma segunda residência ou casa de férias é um bom negócio imobiliário?
Mercado Imobiliário
10/09/2020 - Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto habitacional do governo

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

Contato

Telefone 35 3529-3750 35 3524-1980
WhatsApp 35 3529-3750 35 99121-3333 35 99911-3750
Localização Rua. Cel. João de Barros, 316 - Centro
Passos
Localização Av. Avelino Soares de Rezende, 73 -
São João Batista do Glória

Novidades

Cadastre-se e receba primeiro nossas novidades e opotunidades.

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

© 2019 Jorge Paiva Imóveis Todos os direitos resevados.