O que é um consórcio de imóveis?

Jorge Paiva

27/02/2020

Conquistar a tão sonhada casa própria, ou ainda, realizar uma boa reforma no imóvel, pode ser um desejo muito difícil de ser realizado para muitas pessoas. Afinal, ter a quantia necessária em mãos para comprar ou reformar uma propriedade não é a realidade de todos e os altos valores praticados pelos financiamentos tradicionais causam grande desistência do sonho.
 
Felizmente, existe uma excelente oportunidade para tirar seus planos do papel, chamada: Consórcio Imobiliário
 
O Consórcio de imóveis é ideal para quem não tem condições adquirir um imóvel à vista ou não consegue assumir parcelas de um financiamento tradicional. Continue lendo este blogpost e saiba tudo sobre o consórcio habitacional e quais as vantagens ele tem para oferecer a você:
 
 
O que é um consórcio de Imóveis?
 
Podemos resumir o consórcio imobiliário como um grupo de pessoas que deseja, através de uma administradora, contribuir mensalmente para que todos os inseridos no coletivo consigam adquirir uma casa própria dentro do prazo total das parcelas. 
 
Ou seja, ao contratar um consórcio imobiliário, você participa de uma assembleia que tem a finalidade de formar uma espécie de poupança coletiva, já que os participantes não possuem a quantia necessária em mãos para alcançar o objetivo - que é a aquisição de um imóvel.
 
O autofinanciamento de um consórcio habitacional é previamente definido de acordo com o interesse de cada consorciado e a responsabilidade de organizar e gerenciar os grupos é da empresa administradora de consórcios, que distribui os interessados de acordo com o valor do crédito pretendido.
 
São feitas reuniões mensais da assembleia para decidir com quem fica com o imóvel da vez, através dos sorteios e lances entre os membros do grupo. 
 
Quer entender melhor a como comprar um imóvel por meio do consórcio de imóveis? Vamos juntos conhecer sobre como ele funciona.                                                                                                                                                        
 
Como funciona o consórcio imobiliário?
 
Antes de decidir pela contratação de imóveis, você deve entender que a administradora responsável DEVE estar registrada no Banco Central. Este é o pré-requisito básico a se averiguar antes de assumir as parcelas. Somente empresas registradas no Banco central possuem autorização para administrar consórcios - essa medida é fundamental para garantir a sua segurança.
 
Como dissemos anteriormente, o consórcio é formado por um grupo de consorciados (participantes) que contribuem mensalmente com valores pré definidos de acordo com a realidade financeira de cada um. 
Até o final do consórcio, a administradora realiza todo mês lances e sorteios a fim de possibilitar a cada consorciado a contemplação da carta de crédito - que possui o valor necessário para fazer a compra do imóvel.
 
Além disso, é importante destacar que é possível fazer o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para oferecer lances ou até mesmo para complementar o valor da carta de crédito.
 
 
Como ser contemplado?
 
A contemplação é o momento mais aguardado pelos participantes do consórcio. Ser contemplado em um consórcio significa adquirir o valor necessário para comprar ou contratar um serviço.
 
Você pode ser contemplado em um consórcio imobiliário por meio de sorteio ou lances. Entenda abaixo como funciona as duas possibilidades:
 
Sorteio: O sorteio é feito durante as assembleias. Todos os consorciados com pagamento em dia terão chances iguais de participar do processo e ser consorciado. 
 
A quantidade de cotas sorteadas depende da administradora e da quantidade de membros do grupo.
 
A cada mês um consorciado é contemplado com a carta de crédito e por isso que com o passar dos meses a chance de contemplação aumenta visto que os que já receberam a carta de crédito não participam mais da disputa.
 
Cada administradora tem uma forma de realizar as premiações, que sempre se baseiam nos números extraídos no sorteio da Loteria Federal.
 
Lances: A oferta de lances é outra maneira de conseguir a carta de crédito. Os lances funcionam como adiantamento do restante do valor a ser pago. Esta oportunidade é para aqueles que possuem uma reserva financeira e querem ser contemplados mais rapidamente. Os 3 principais tipos de lances em um consórcio de imóveis são:
Lance Fixo: Além do valor da parcela estabelecido no contrato, o consorciado contribui mensalmente com uma porcentagem estabelecida pela administradora. Entre todos que se dispõem a ofertar lances fixos, aquele que tiver a cota mais próxima da última sorteada antecipa o recebimento da carta de crédito.
Lance Livre: Por meio do Lance Livre o consorciado usa seus próprios recursos para oferecer seu lance, semelhante a um leilão. A cada assembleia, o maior lance é contemplado.
Lance Embutido: Neste tipo de lance, o consorciado tem a possibilidade de oferecer uma porcentagem do valor da própria carta de crédito como lance, abatendo a quantia do valor final a ser recebido. Aqui também vence que oferece o maior lance.
 
 
Como Utilizar a Carta de Crédito?
 
A Carta de Crédito, para quem ainda não entendeu, é o documento que o consorciado contemplado recebe com o valor necessário para realizar a aquisição de um bem ou serviço. 
 
De forma mais prática, tente ver a Carta de Crédito como um vale-compra. Ao ser sorteado, você a receberá e poderá usá-la de acordo com a sua finalidade. 
 
Se a intenção do consórcio não for a compra de um bem e você preferir receber o valor da carta de crédito, é possível resgatá-la em dinheiro — desde que tudo esteja de acordo com as regras estabelecidas na contratação.
 
Importante destacar que, os sorteados devem pagar as parcelas até o término definido do consórcio. Mesmo que um participante receba o valor da carta de crédito bem antes da quitação das parcelas, ele ainda terá o compromisso de realizar o pagamento até o final, independente se já comprou ou não o imóvel.
 
Para utilizar a Carta de Crédito você deve ter em mente que esse tipo de documento representa um poder aquisitivo. Contudo, a sua finalidade é definida, isto é, você só poderá comprar somente aquilo que se enquadra na característica do consórcio.
 
Com a Carta de Crédito de um Consórcio Imobiliário você pode comprar, reformar ou construir um imóvel - comercial ou residencial - e até comprar um terreno. 
 
 
Utilizando o FGTS
 
Além de escolher se prefere comprar um imóvel pronto ou se deseja construir, você também pode utilizar seu FGTS. Então, se você possui saldo no FGTS ou mesmo uma pequena reserva financeira na poupança, poderá utilizá-los nas assembleias mensais como oferta de lances, aumentando suas chances de ser contemplado. E caso você seja contemplado, por exemplo, por sorteio, seu FGT S poderá ser utilizado para amortizar ou quitar parcelas. Mas atenção, pelas regras da CEF, o uso do FGTS só é permitido para aquisição de imóveis residenciais.
 
Outro ponto importante a destacar é que o consorciado só poderá utilizar o dinheiro do FGTS se contar com pelo menos 3 anos de contribuição e a cota de consórcio deve estar no nome do mesmo titular da conta a ser usada. Além disso, o interessado não pode ser proprietário ou usufrutuário de imóveis no mesmo município de residência ou de trabalho na data da efetiva aquisição.
 
 
Benefícios do Consórcio
 
Agora vamos apresentar abaixo os principais benefícios do consórcio imobiliário. São eles: 
 
  • Não há cobrança de taxa de juros:
Consórcio NÃO tem juros. E por isso esse tipo de investimento vem sendo a escolha ideal para os consumidores que desejam fugir das altas taxas de juros praticadas por outras formas de compra. 
Apenas uma taxa de administração é cobrada nos consórcios, que é totalmente diluída nas parcelas durante todo o prazo de pagamento, além de ser bem inferior quando comparada às taxas dos bancos.
 
O custo final passa a ser bem menor, o que torna o consórcio habitacional uma opção mais econômica para a tão sonhada compra do imóvel.
 
  • Não precisa dar entrada
O valor total escolhido pelo consorciado será parcelado de forma integral. Não é necessário pagar porcentagem antecipada.
 
  • Variedade de prazos e planos
O participante tem a liberdade de escolher o melhor tipo de consórcio conforme o seu perfil. É possível definir o valor da carta proporcional ao imóvel pretendido, com as mensalidades acessíveis. A flexibilidade permite que o consorciado opte pelo melhor prazo para fazer o pagamento das parcelas e assim o seu orçamento não é prejudicado.
 
  • Burocracia Mínima
Um benefício característico dos consórcios é exatamente a menor burocracia para aquisição do imóvel.
Normalmente não é necessário comprovar renda para conseguir uma cota, o que acaba sendo uma excelente oportunidade para as pessoas que trabalham informalmente.
Liberdade para usar o crédito
O consorciado contemplado tem toda liberdade para fazer o uso do valor da carta de crédito, desde que se enquadre na categoria do bem desejado.
 
 
Como fazer um consórcio imobiliário seguro?
 
O primeiro passo para fazer um consórcio de imóveis de forma correta é se atentar às condições estabelecidas por cada administrador e se certificar de que estão dentro do seu perfil. Os principais termos de contrato que você deve analisar são as taxas cobradas, o valor do crédito, o prazo para pagamento e as condições de contemplação.
 
Entre em contato conosco e tenha o bom planejamento financeiro que tornará o sonho da casa própria em realidade!

Veja Também

Dicas
17/10/2019 - 5 bairros mais procurados para alugar imóveis em Passos, MG
Dicas
19/11/2019 - Saiba como usar o FGTS na compra da casa própria
Dicas
21/01/2020 - Como escolher o melhor bairro para morar?
Dicas
28/01/2020 - Como escolher a Imobiliária ideal
Dicas
12/02/2020 - Erros que você deve evitar na hora de comprar um imóvel
Dicas
16/03/2020 - Dicas de planejamento financeiro para comprar imóvel
Dicas
31/03/2020 - Cuidados que você deve ter na negociação direto com o dono
Dicas
22/04/2020 - Dicas para alugar o seu imóvel comercial
Dicas
16/07/2020 - Aluguel x Casa própria: conheça seu perfil e saiba qual o melhor para você
Dicas
24/07/2020 - 4 dicas para casais que vão comprar a casa nova em Passos!
Dicas
19/08/2020 - 5 perguntas que você deve fazer ao corretor antes de comprar um imóvel
Dicas
17/09/2020 - Imobiliária em Passos MG: como encontrar a melhor?
Dicas
08/10/2020 - Academia em casa: como montar uma?
Dicas
25/01/2021 - Móveis Rústicos Passos MG: dicas para mobiliar a sua casa
Dicas
01/02/2021 - Temperatura Passos MG: saiba mais sobre o clima da cidade
Dicas
15/02/2021 - Empregos em Passos MG: quais os pontos fortes da economia?
Dicas
01/03/2021 - Hotel em Passos: 7 opções de hospedagem
Dicas
19/04/2021 - Passos de Minas: conheça 6 pontos turísticos
Dicas
26/04/2021 - Móveis planejados: como escolher para sua casa?
Dicas
28/06/2021 - Como fazer a devolução de imóvel locado antes do prazo?
Dicas
12/07/2021 - Os desafios de morar sozinho
Dicas
16/08/2021 - Isolamento acústico: como aplicar no seu imóvel?
Dicas
23/08/2021 - 5 direitos do locatário em Passos ?MG
Dicas
30/08/2021 - Lei do silêncio: quais são as regras e os deveres?
Dicas
21/09/2021 - Como funciona o consórcio imobiliário Itaú?
Dicas
11/10/2021 - Morar em casa ou apartamento: o que é melhor para as crianças?
Dicas
22/11/2021 - Automação residencial: o que é e quais os benefícios?
Dicas
06/12/2021 - Decoração de Natal: passo a passo para enfeitar a sua casa!
Dicas
10/12/2021 - O que é um residencial?
Dicas
13/12/2021 - 8 dicas de iluminação para sala de estar
Dicas
24/01/2022 - 8 dicas para se preparar e alugar seu imóvel no carnaval
Dicas
15/02/2022 - Quanto do salário pode ser gasto com o aluguel de uma casa?
Dicas
03/03/2022 - O que você precisa saber sobre a rescisão de contrato de aluguel
Dicas
25/07/2022 - Imóvel residencial com energia solar é mais valorizado?
Dicas
12/10/2022 - Como comprar um imóvel com o décimo terceiro salário?
Dicas
07/11/2022 - 7 dicas para vender imóvel rapidamente!
Dicas
16/05/2023 - 5 motivos para morar em Passos, MG
Dicas
15/06/2023 - Cidade de Passos: informações, atrativos e bairros para morar
Dicas
12/07/2023 - Cidades do Sul de Minas: 5 cidades para conhecer e morar
Empreendimentos
19/09/2023 - Loteamento fechado e loteamento aberto: saiba quais as diferenças e vantagens
Imóveis Jorge Paiva
09/11/2020 - 9 imóveis para venda em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
05/04/2021 - 6 casas de campo em Minas Gerais
Imóveis Jorge Paiva
10/05/2021 - Centro de Passos MG: 4 salas comerciais
Imóveis Jorge Paiva
17/05/2021 - Móveis usados em Passos MG: onde comprar?
Imóveis Jorge Paiva
14/06/2021 - 6 casas em condomínio que você precisa conhecer em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
19/07/2021 - Casas para alugar em Passos: conheça o melhor custo-benefício!
Imóveis Jorge Paiva
26/07/2021 - 5 motivos para comprar uma casa em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
13/09/2021 - Sítio no sul de Minas para alugar: como escolher e avaliar?
Imóveis Jorge Paiva
27/06/2021 - 8 apartamentos à venda em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
18/10/2021 - 10 apartamentos para alugar em Passos, MG
Imóveis Jorge Paiva
01/11/2021 - Casa com Piscina em Passos, MG
Imóveis Jorge Paiva
16/11/2021 - 5 chácaras à venda em Passos MG que você precisa conferir
Imóveis Jorge Paiva
19/04/2022 - Apartamentos para estudantes: 8 imóveis perto das faculdades de Passos
Imóveis Jorge Paiva
16/05/2022 - 6 loteamentos em Passos, MG, que você precisa conhecer!
Imóveis Jorge Paiva
08/08/2022 - 11 dicas para deixar a construção de casa mais barata
Imóveis Jorge Paiva
22/09/2022 - Casa à Venda em Passos/MG: conquiste a casa própria este ano!
Imóveis Jorge Paiva
30/09/2022 - 5 pontos comerciais para alugar em Passos, MG
Imóveis Jorge Paiva
05/10/2022 - Como funciona o financiamento de terreno em Passos?
Imóveis Jorge Paiva
25/10/2022 - Aluguel em Passos, MG: Apartamentos e Casas disponíveis!
Imóveis Jorge Paiva
26/04/2023 - Apartamento para estudante: 4 opções para alugar em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
30/11/2023 - Casas à venda em Passos MG: veja 7 opções
Imóveis Jorge Paiva
18/12/2023 - São João Batista do Glória: conheça a cidade das cachoeiras
Imóveis Jorge Paiva
19/01/2024 - Casas para alugar em Passos: Veja 6 opções!
Imóveis Jorge Paiva
15/03/2024 - Imóvel rural: Guia completo para investidores
Mercado Imobiliário
04/02/2020 - Benefícios de morar em condomínio
Mercado Imobiliário
06/03/2020 - Imóvel novo, usado ou na planta: qual é o melhor?
Mercado Imobiliário
28/04/2020 - As atuais oportunidades do mercado imobiliário em Passos
Mercado Imobiliário
10/05/2020 - Imóvel parado, dinheiro perdido
Mercado Imobiliário
08/07/2020 - Caixa vai incluir imposto e custo cartorário em financiamento de imóvel
Mercado Imobiliário
03/08/2020 - Por que fazer uma consultoria imobiliária?
Mercado Imobiliário
25/08/2020 - Mercado imobiliário no Brasil pós-pandemia
Mercado Imobiliário
03/09/2020 - Por que ter uma segunda residência ou casa de férias é um bom negócio imobiliário?
Mercado Imobiliário
10/09/2020 - Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto habitacional do governo
Mercado Imobiliário
30/09/2020 - Investir em imóveis: é seguro em momentos de crise?
Mercado Imobiliário
21/10/2020 - Avaliação de imóveis: o que é e como fazer?
Mercado Imobiliário
23/11/2020 - População de Passos MG: características marcantes sobre a cidade!
Mercado Imobiliário
14/12/2020 - Como funciona o financiamento da Caixa?
Mercado Imobiliário
21/12/2020 - Qual é o melhor banco para financiamento imobiliário?
Mercado Imobiliário
28/12/2020 - Como fazer um contrato de locação de imóvel?
Mercado Imobiliário
11/01/2021 - Qual é o melhor consórcio imobiliário?
Mercado Imobiliário
18/01/2021 - É seguro comprar imóvel com contrato de compra e venda?
Mercado Imobiliário
24/03/2021 - Comprar apartamento em Passos: o que considerar antes de assinar o contrato?
Mercado Imobiliário
29/03/2021 - Site de aluguel de casas: como encontrar casas para alugar?
Mercado Imobiliário
31/05/2021 - Santander financiamento imobiliário: como financiar um imóvel?
Mercado Imobiliário
17/01/2022 - Consórcio ou financiamento: o que é mais vantajoso?
Mercado Imobiliário
10/02/2022 - Quanto custa um apartamento para alugar em Passos MG?
Mercado Imobiliário
28/03/2022 - Consórcio imobiliário: como funciona?
Mercado Imobiliário
05/04/2022 - Como funciona o seguro-fiança?
Mercado Imobiliário
09/05/2022 - Imóvel na planta: como funciona?
Mercado Imobiliário
13/06/2022 - Qual a diferença entre registro do imóvel e escritura?
Mercado Imobiliário
20/06/2022 - Quem faz a vistoria imobiliária?
Mercado Imobiliário
28/06/2022 - Como anunciar um imóvel?
Mercado Imobiliário
11/07/2022 - Como ter segurança financeira e qual é a sua importância?
Mercado Imobiliário
18/07/2022 - Como construir um patrimônio imobiliário?
Mercado Imobiliário
19/08/2022 - Como funciona o crédito imobiliário?
Mercado Imobiliário
21/08/2023 - Fiador: O que é, quem pode ser e qual as responsabilidades
Mercado Imobiliário
17/11/2023 - Documentos para locação de imóveis: Veja a lista completa!

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

Contato

Telefone 35 3529-3750 35 3524-1980
WhatsApp 35 3529-3750
Localização Avenida Arlindo Figueiredo, 231
Passos
Localização Av. Arouca, 565 - Centro
Passos
Localização Av. Avelino Soares de Rezende, 73 -
São João Batista do Glória

Novidades

Cadastre-se e receba primeiro nossas novidades e opotunidades.

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

© 2019 Jorge Paiva Imóveis Todos os direitos resevados.