Isolamento acústico: como aplicar no seu imóvel?

Jorge Paiva Imóveis

16/08/2021

Barulhos como ruídos, conversas altas ou som em volume excessivo são os principais motivos de brigas de vizinho, principalmente em condomínios e apartamentos. Uma maneira de evitar essa questão é investindo no isolamento acústico.

Além do seu vizinho ficar satisfeito, porque ele não ouvirá seus barulhos, você também terá mais conforto em casa, sem ter que ouvir ruídos de fora, garantindo uma boa noite de sono. Ficou interessado? Então veja as dicas que separamos sobre isolamento acústico residencial!

O que é isolamento acústico?

Chamamos de isolamento acústico a capacidade que determinado material possui de bloquear o ruído ou o som entre diferentes ambientes. Ou seja, quando determinado material é usado para bloquear e isolar a área do barulho externo, provocando mais conforto e qualidade de vida.

Geralmente, o isolamento acústico é dividido em:

  • Isolamento do ruído aéreo (trânsito, vozes, construções, aviões, música, fábricas etc.), feito com barreiras, como divisórias, paredes, portas e janelas. Quanto mais pesado forem esses componentes, maior será o seu nível de isolamento. Por isso, é normal a aplicação de lã de vidro em tetos e paredes;

  • Isolamento de ruído de impacto (passos do apartamento superior e outros ruídos transmitidos via estrutura), envolve um sistema de amortecimento, como pisos flutuantes, que impedem que o impacto alcance a estrutura principal.

Por que usar o isolamento acústico em casa ou apartamento?

Investir no isolamento acústico residencial traz uma série de vantagens, como:

  • Melhora na qualidade de vida, principalmente proporcionando boas noites de sono e reduzindo questões como estresse, irritação e cansaço metal, criando ambientes calmos e que ajudam a relaxar;

  • Reduz as brigas entre vizinhos, assim você poderá ficar mais tranquilo ao ouvir música ou receber os amigos em casa, diminuindo o número de reclamações;

  • Melhora na concentração, especialmente útil para quem trabalha ou estuda de casa;

  • Melhora a privacidade, pois você poderá assistir filmes com volume mais alto, ouvir suas músicas e realizar suas atividades sem que seus vizinhos escutem tudo o que acontece dentro da sua casa.

Como fazer o isolamento acústico residencial?

Já está convencido de que o isolamento acústico é uma ótima alternativa em casas e apartamentos? Separamos algumas dicas e informações importantes para você colocar essa ideia em prática.

Lã de rocha, lã de pet e lã de vidro

São materiais usados principalmente para fazer o isolamento acústico em paredes de drywall. Essas lãs conseguem absorver a energia sonora dentro da cavidade, melhorando o isolamento. Para atenuar as baixas frequências, deve-se usar materiais mais espessos e densos.

Se você precisar de um material que também sejam antichamas, a recomendação é optar pela lã de rocha ou de vidro. A lã de pet é combustível, porém não propagante.

Janelas e portas

Isolar as janelas e portas é um ponto crucial. A boa notícia é que existem várias soluções no mercado. Por exemplo, a fita de vedação acústica para portas e janelas que é fácil de instalar e tem um ótimo custo-benefício. (Para quem usa ar condicionado, essas fitas também evitam que o ar gelado escape de um ambiente para outro).

Outra possibilidade é investir em placas de espuma lisa, muito indicadas para portas que não são feitas de madeira maciça e acabam permitindo uma passagem maior do som. Existem modelos comercializados em formato de pequenas placas quadradas e você poderá montar uma espécie de mosaico.

Para as janelas, a melhor solução são as esquadrias com vidros duplos ou triplos, além da instalação de cortinas de isolamento acústico, produzidas em materiais como fibra de vidro ou vinil. Essas cortinas ajudam a isolar o som que vem de fora e também evitam que a luz entre, mantendo a temperatura estável no ambiente.

Pisos e paredes

Os revestimentos duros, como porcelanato, pedra ou cerâmica são menos isolantes. Se você tem a opção de customizar o piso do seu apartamento ou da sua casa antes de se mudar, prefira instalar o piso vinílico ou de madeira.

Outra dica é usar tapetes, que podem ser usados também em revestimentos duros. Quanto mais grossos forem os tapetes, maior será o seu potencial de isolamento acústico, eliminando, por exemplo, o barulho de pessoas caminhando ou de quando alguém derruba algo no chão.

Para as paredes, existem painéis de isolamento acústico semelhantes aos usados nas portas. Essa sugestão é muito boa para os imóveis com paredes mais finas (principalmente aquelas que separam os cômodos). O mais recomendável são as placas de fibra de coco, que, inclusive, podem ser integradas à sua decoração.

Móveis

Você já imaginou que até os móveis da sua casa podem contribuir para o isolamento acústico? Para isso, alguns pontos são importantes como: quantidade, tamanho e materiais dos quais são fabricados.

Os ambientes com menos móveis fazem mais eco e o ruído acaba se propagando em todas as direções, porque não existem obstáculos para o som. Então, avalie muito bem a distribuição dos seus móveis, dando especial atenção aos cantos, que rebatem os sons e fazem com que eles se amplifiquem.

Outra dica é investir nos estofados que ajudam a barrar bastante os ruídos. Poltronas, sofás e puffs, além de outros mobiliários com revestimento em tecido e interior de espuma, são ótimas escolhas.

Também existem tapetes exclusivos para se pendurar na parede, ajudando a decorar e melhorar o isolamento acústico. Ainda em termos de soluções simples para as paredes, você pode aplicar papel de parede ou adesivo (quanto mais grosso e com mais textura, melhor para abafar os sons).

Nos quartos, a cabeceira de cama é fundamental – e melhor ainda se ela for de tecido ou acolchoada que possui uma capacidade maior de barrar o som. 

Placas de drywall

As placas de drywall são compostas de gesso laminado e são capazes de barrar até 30 decibéis. É um investimento mais alto, porém muito mais eficiente na hora de barrar os sons dos vizinhos. 

A solução será mais eficiente se você usar um material absorvente na cavidade entre as chapas, reduzindo as ressonâncias acústicas internas – são os diferentes tipos de lãs que explicamos no primeiro tópico.

Paisagismo

Já imaginou que até mesmo o paisagismo pode ser um aliado do isolamento acústico da sua casa? As plantas nas paredes são capazes de isolar os ruídos externos, como movimentos de carro e buzinas.

A dica é investir em vegetações de alturas diferentes e de grande densidade. No caso dos espaços pequenos, use os jardins verticais.

E aí, já sabe como fazer o isolamento acústico na sua casa? Siga a Jorge Paiva Imóveis nas redes sociais e receba sempre dicas bacanas como estas. Nós estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Veja Também

Dicas
17/10/2019 - 5 bairros mais procurados para alugar imóveis em Passos, MG
Dicas
19/11/2019 - Saiba como usar o FGTS na compra da casa própria
Dicas
21/01/2020 - Como escolher o melhor bairro para morar?
Dicas
28/01/2020 - Como escolher a Imobiliária ideal
Dicas
12/02/2020 - Erros que você deve evitar na hora de comprar um imóvel
Dicas
16/03/2020 - Dicas de planejamento financeiro para comprar imóvel
Dicas
31/03/2020 - Cuidados que você deve ter na negociação direto com o dono
Dicas
22/04/2020 - Dicas para alugar o seu imóvel comercial
Dicas
16/07/2020 - Aluguel x Casa própria: conheça seu perfil e saiba qual o melhor para você
Dicas
24/07/2020 - 4 dicas para casais que vão comprar a casa nova em Passos!
Dicas
19/08/2020 - 5 perguntas que você deve fazer ao corretor antes de comprar um imóvel
Dicas
17/09/2020 - Imobiliária em Passos MG: como encontrar a melhor?
Dicas
08/10/2020 - Academia em casa: como montar uma?
Dicas
25/01/2021 - Móveis Rústicos Passos MG: dicas para mobiliar a sua casa
Dicas
01/02/2021 - Temperatura Passos MG: saiba mais sobre o clima da cidade
Dicas
15/02/2021 - Empregos em Passos MG: quais os pontos fortes da economia?
Dicas
01/03/2021 - Hotel em Passos MG: conheça os 7 mais famosos
Dicas
19/04/2021 - Passos de Minas: conheça 6 pontos turísticos
Dicas
26/04/2021 - Móveis planejados: como escolher para sua casa?
Dicas
28/06/2021 - Como fazer a devolução de imóvel locado antes do prazo?
Dicas
12/07/2021 - Os desafios de morar sozinho
Dicas
23/08/2021 - 5 direitos do locatário em Passos ?MG
Dicas
30/08/2021 - Lei do silêncio: quais são as regras e os deveres?
Dicas
21/09/2021 - Como funciona o consórcio imobiliário Itaú?
Dicas
11/10/2021 - Morar em casa ou apartamento: o que é melhor para as crianças?
Imóveis Jorge Paiva
09/11/2020 - 9 imóveis para venda em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
05/04/2021 - 6 casas de campo em Minas Gerais
Imóveis Jorge Paiva
10/05/2021 - Centro de Passos MG: 4 salas comerciais
Imóveis Jorge Paiva
17/05/2021 - Móveis usados em Passos MG: onde comprar?
Imóveis Jorge Paiva
14/06/2021 - 6 casas em condomínio que você precisa conhecer em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
19/07/2021 - Casas para alugar em Passos: conheça o melhor custo-benefício!
Imóveis Jorge Paiva
26/07/2021 - 5 motivos para comprar uma casa em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
13/09/2021 - Sítio no sul de Minas para alugar: como escolher e avaliar?
Imóveis Jorge Paiva
27/06/2021 - 7 apartamentos à venda em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
18/10/2021 - 5 apartamentos para alugar em Passos
Mercado Imobiliário
04/02/2020 - Benefícios de morar em condomínio
Mercado Imobiliário
27/02/2020 - O que é um consórcio de imóveis?
Mercado Imobiliário
06/03/2020 - Imóvel novo, usado ou na planta: qual é o melhor?
Mercado Imobiliário
28/04/2020 - As atuais oportunidades do mercado imobiliário em Passos
Mercado Imobiliário
10/05/2020 - Imóvel parado, dinheiro perdido
Mercado Imobiliário
08/07/2020 - Caixa vai incluir imposto e custo cartorário em financiamento de imóvel
Mercado Imobiliário
03/08/2020 - Por que fazer uma consultoria imobiliária?
Mercado Imobiliário
25/08/2020 - Mercado imobiliário no Brasil pós-pandemia
Mercado Imobiliário
03/09/2020 - Por que ter uma segunda residência ou casa de férias é um bom negócio imobiliário?
Mercado Imobiliário
10/09/2020 - Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto habitacional do governo
Mercado Imobiliário
30/09/2020 - Investir em imóveis: é seguro em momentos de crise?
Mercado Imobiliário
21/10/2020 - Avaliação de imóveis: o que é e como fazer?
Mercado Imobiliário
23/11/2020 - População de Passos MG: características marcantes sobre a cidade!
Mercado Imobiliário
14/12/2020 - Como funciona o financiamento da Caixa?
Mercado Imobiliário
21/12/2020 - Qual é o melhor banco para financiamento imobiliário?
Mercado Imobiliário
28/12/2020 - Como fazer um contrato de locação de imóvel?
Mercado Imobiliário
11/01/2021 - Qual é o melhor consórcio imobiliário?
Mercado Imobiliário
18/01/2021 - É seguro comprar imóvel com contrato de compra e venda?
Mercado Imobiliário
24/03/2021 - Comprar apartamento em Passos: o que considerar antes de assinar o contrato?
Mercado Imobiliário
29/03/2021 - Site de aluguel de casas: como encontrar casas para alugar?
Mercado Imobiliário
31/05/2021 - Santander financiamento imobiliário: como financiar um imóvel?

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

Contato

Telefone 35 3529-3750 35 3524-1980
WhatsApp 35 3529-3750 35 99121-3333 35 99911-3750
Localização Rua. Cel. João de Barros, 316 - Centro
Passos
Localização Av. Avelino Soares de Rezende, 73 -
São João Batista do Glória

Novidades

Cadastre-se e receba primeiro nossas novidades e opotunidades.

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

© 2019 Jorge Paiva Imóveis Todos os direitos resevados.