Consórcio ou financiamento: o que é mais vantajoso?

Jorge Paiva Imóveis

17/01/2022

Na hora de tirar o sonho da casa própria do papel, existem algumas opções. As duas mais comuns são o consórcio ou financiamento. Mas você sabe quais as diferenças entre elas – e como definir a modalidade certa para o seu perfil?

Ambas as modalidades possuem vantagens e desvantagens, sendo mais ou menos indicadas dependendo dos seus desejos, tempo de espera para adquirir o imóvel, entre outras condições. Veja as dicas que separamos!

Consórcio ou financiamento: como funciona cada opção?

Quando se fala em matemática financeira, muitos indicam que a pessoa guarde o dinheiro (ou invista) para poder comprar à vista. Mas, nós sabemos que essa não é a realidade da maioria das pessoas. Nesse momento, as duas opções mais usadas são o consórcio ou financiamento. Veja como cada modalidade funciona.

Consórcio

O consórcio de imóveis funciona da seguinte maneira: vários compradores se unem e pagam mensalmente parcelas suficientes para comprar um bem de interesse em comum, no caso um imóvel. Contudo, apenas alguns dos participantes são contemplados por mês para receber a carta de crédito.

Para eleger os “vitoriosos” existem sorteios (que dependem da sorte) e também a oportunidade do participante dar um lance. O lance é quando você adianta consideravelmente a quantia para quitar o bem. Nesse caso, ganha quem dar o maior lance.

Embora não tenha juros, o consórcio tem a cobrança da taxa de administração – que pode chegar a até 20% do valor do bem. Essa taxa é dividida pelo prazo escolhido. Por exemplo, se você escolheu um grupo de 200 meses e a taxa cobrada é de 20%, a média da taxa mensal será de 0,1%.

Se você desistir, poderá reaver uma parte do valor pago, afinal é preciso arcar com uma multa que varia de 10 a até 30% de tudo o que já foi pago. Nessas situações, também é possível vender sua cota para outra pessoa interessada.

Um ponto interessante é que, quando você for contemplado, receberá uma carta de crédito no valor contratado – e, então, fará a compra da sua casa. Isso significa que você poderá negociar com o vendedor, porque, para ele, estará fazendo uma compra à vista, conseguindo, muitas vezes, condições melhores.

É possível contratar um consórcio com todo o valor que se deseja para comprar um imóvel ou usar esse dinheiro para: quitar financiamento, comprar um terreno, pagar pelas chaves do imóvel na planta, construir em um terreno que você já tem ou reformar sua casa.

Caso seu sonho seja mais do que uma dessas possibilidades, você pode ter 2 consórcios simultâneos, por exemplo, um para comprar o terreno e outro para construir.

Lembre-se, contudo, que mesmo depois de contemplado, você deverá continuar pagando as mensalidades do consórcio. E também existe a correção monetária (da mesma forma que nos financiamentos). Ela é feita todos os anos sobre o crédito, seguindo os índices indicados em contrato, os mais comuns são o INPC, IGPM e INCC. Essa correção reajusta as parcelas, mas também o valor da carta (o que é ótimo para quem ainda não foi contemplado).

Assim como o financiamento, vários bancos oferecem consórcios. É importante comparar cada uma das opções, encontrando aquela com menores taxas e melhores condições.

Vantagens

Entre os pontos positivos do consórcio imobiliário estão:

  • parcelas normalmente mais baixas que a do financiamento;

  • não é uma dívida inicialmente, pois você ainda não terá um imóvel (e você pode desistir quando quiser, desde que pague a multa ou venda sua cota);

  • é possível pagar parcelas mais baixas no início e mais altas após ser contemplado;

  • não é preciso pagar a entrada;

  • não tem taxa de juros;

  • é possível usar o FGTS.

Desvantagens

Entre os pontos negativos do consórcio estão:

  • não existe garantia de quando você irá ser contemplado, depende da sorte;

  • existe cobrança de taxa de administração e multa de desistência;

  • após ser contemplado, o consórcio se torna uma dívida e pode tomar o bem como garantia em caso de inadimplência;

  • os prazos costumam ser menores que o financiamento.

Financiamento

Para quem não tem como comprar um imóvel à vista, o financiamento acaba sendo a opção mais usada. Em 2020, a modalidade bateu um recorde histórico, com um crescimento de 58% frente a 2019, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Essa modalidade é bem conhecida dos brasileiros, exigindo um valor mínimo de entrada – normalmente 20% do valor do imóvel e cobrança de juros. A taxa depende de várias características do comprador, como idade, perfil de bom ou mau pagador, entre outros pontos. Além disso, o cenário econômico do país também interfere, acompanhando a taxa básica de juros, a Selic.

Quando você fecha um contrato com taxas prefixadas (com ou sem índice de correção monetária), contudo, os juros não flutuam e é mais simples prever os valores das parcelas.

Um ponto positivo é que os financiamentos oferecem prazos maiores para pagamento – superiores aos do consórcio – com opções de até 360 meses (ou 30 anos). Contudo, se nesse meio tempo, você não conseguir pagar as prestações, o banco poderá tomar o seu imóvel.

Diferentemente do consórcio, porém, o financiamento exige que você contrate um seguro que cobre morte e invalidez permanente. Então se algo acontecer com você, terá uma proteção importante.

Você pode contratar o financiamento tanto para comprar um imóvel já construído como para um imóvel ainda em construção.

Vantagens

Entre os pontos positivos do financiamento estão:

  • prazos de até 30 anos;

  • é possível contratar uma parcela que caiba no seu orçamento;

  • você receberá o bem de imediato (não precisa esperar ser contemplado, como no consórcio);

  • é possível usar o FGTS para abater os valores da prestação ou para a entrada.

Desvantagens

Entre os pontos negativos, contudo, estão:

  • é preciso ter o valor de entrada (em torno de 20% do imóvel);

  • há cobrança de juros que tornam o imóvel bem mais caro ao final do prazo;

  • é preciso ficar atento a outras taxas que podem ser cobradas pelo banco (sempre confira o CET para comparar as melhores opções);

  • se você não pagar o financiamento, poderá perder o imóvel.

Qual é melhor para o meu perfil?

Escolher entre consórcio ou financiamento depende do seu perfil e desejos. Se você não precisa comprar um imóvel logo e pode aguardar um tempo, o consórcio é uma opção válida. Especialmente caso você não tenha disciplina para guardar esse dinheiro mês a mês e assim comprar um imóvel à vista.

Já se você precisa comprar um imóvel logo (como para quem mora de aluguel), o financiamento é mais interessante, porque você pode se mudar para o bem assim que começar a pagar o financiamento.

Outro ponto diz respeito ao seu perfil. Quem tem o nome sujo, por exemplo, pode ter mais dificuldades em conseguir um bom financiamento (inclusive, as taxas de juros podem ser maiores). Já no consórcio as burocracias tendem a ser menores.

E também é preciso considerar se você tem o valor referente à entrada do financiamento. Mesmo quem tem esse valor – e deseja usá-lo como lance no consórcio, precisa lembrar que não é garantido que você será contemplado (afinal, nesse mesmo sorteio, alguém pode dar um valor mais alto). 

Em suma, ambas as modalidades possuem vantagens e desvantagens. E descobrir se é melhor consórcio ou financiamento depende muito das suas necessidades, estilo e da sua realidade financeira. De qualquer forma, sempre faça um bom planejamento e não deixe que as parcelas (seja do consórcio ou do financiamento) comprometam mais que 30% da sua renda.

Gostou de saber mais sobre consórcio ou financiamento? Está em busca da sua casa nova em Passos-MG? Confira as opções da Jorge Paiva Imóveis e tire o sonho da casa própria do papel!

Veja Também

Dicas
17/10/2019 - 5 bairros mais procurados para alugar imóveis em Passos, MG
Dicas
19/11/2019 - Saiba como usar o FGTS na compra da casa própria
Dicas
21/01/2020 - Como escolher o melhor bairro para morar?
Dicas
28/01/2020 - Como escolher a Imobiliária ideal
Dicas
12/02/2020 - Erros que você deve evitar na hora de comprar um imóvel
Dicas
16/03/2020 - Dicas de planejamento financeiro para comprar imóvel
Dicas
31/03/2020 - Cuidados que você deve ter na negociação direto com o dono
Dicas
22/04/2020 - Dicas para alugar o seu imóvel comercial
Dicas
16/07/2020 - Aluguel x Casa própria: conheça seu perfil e saiba qual o melhor para você
Dicas
24/07/2020 - 4 dicas para casais que vão comprar a casa nova em Passos!
Dicas
19/08/2020 - 5 perguntas que você deve fazer ao corretor antes de comprar um imóvel
Dicas
17/09/2020 - Imobiliária em Passos MG: como encontrar a melhor?
Dicas
08/10/2020 - Academia em casa: como montar uma?
Dicas
25/01/2021 - Móveis Rústicos Passos MG: dicas para mobiliar a sua casa
Dicas
01/02/2021 - Temperatura Passos MG: saiba mais sobre o clima da cidade
Dicas
15/02/2021 - Empregos em Passos MG: quais os pontos fortes da economia?
Dicas
01/03/2021 - Hotel em Passos MG: conheça os 7 mais famosos
Dicas
19/04/2021 - Passos de Minas: conheça 6 pontos turísticos
Dicas
26/04/2021 - Móveis planejados: como escolher para sua casa?
Dicas
28/06/2021 - Como fazer a devolução de imóvel locado antes do prazo?
Dicas
12/07/2021 - Os desafios de morar sozinho
Dicas
16/08/2021 - Isolamento acústico: como aplicar no seu imóvel?
Dicas
23/08/2021 - 5 direitos do locatário em Passos ?MG
Dicas
30/08/2021 - Lei do silêncio: quais são as regras e os deveres?
Dicas
21/09/2021 - Como funciona o consórcio imobiliário Itaú?
Dicas
11/10/2021 - Morar em casa ou apartamento: o que é melhor para as crianças?
Dicas
22/11/2021 - Automação residencial: o que é e quais os benefícios?
Dicas
06/12/2021 - Decoração de Natal: passo a passo para enfeitar a sua casa!
Dicas
10/12/2021 - O que é um residencial?
Dicas
13/12/2021 - 8 dicas de iluminação para sala de estar
Dicas
24/01/2022 - 8 dicas para se preparar e alugar seu imóvel no carnaval
Dicas
15/02/2022 - Quanto do salário pode ser gasto com o aluguel de uma casa?
Dicas
03/03/2022 - O que você precisa saber sobre a rescisão de contrato de aluguel
Imóveis Jorge Paiva
09/11/2020 - 9 imóveis para venda em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
05/04/2021 - 6 casas de campo em Minas Gerais
Imóveis Jorge Paiva
10/05/2021 - Centro de Passos MG: 4 salas comerciais
Imóveis Jorge Paiva
17/05/2021 - Móveis usados em Passos MG: onde comprar?
Imóveis Jorge Paiva
14/06/2021 - 6 casas em condomínio que você precisa conhecer em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
19/07/2021 - Casas para alugar em Passos: conheça o melhor custo-benefício!
Imóveis Jorge Paiva
26/07/2021 - 5 motivos para comprar uma casa em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
13/09/2021 - Sítio no sul de Minas para alugar: como escolher e avaliar?
Imóveis Jorge Paiva
27/06/2021 - 8 apartamentos à venda em Passos MG
Imóveis Jorge Paiva
18/10/2021 - 5 apartamentos para alugar em Passos
Imóveis Jorge Paiva
01/11/2021 - Casa com Piscina em Passos, MG
Imóveis Jorge Paiva
16/11/2021 - 5 chácaras à venda em Passos MG que você precisa conferir
Imóveis Jorge Paiva
19/04/2022 - Apartamentos para estudantes: 8 imóveis perto das faculdades de Passos
Imóveis Jorge Paiva
16/05/2022 - 6 loteamentos em Passos, MG, que você precisa conhecer!
Mercado Imobiliário
04/02/2020 - Benefícios de morar em condomínio
Mercado Imobiliário
27/02/2020 - O que é um consórcio de imóveis?
Mercado Imobiliário
06/03/2020 - Imóvel novo, usado ou na planta: qual é o melhor?
Mercado Imobiliário
28/04/2020 - As atuais oportunidades do mercado imobiliário em Passos
Mercado Imobiliário
10/05/2020 - Imóvel parado, dinheiro perdido
Mercado Imobiliário
08/07/2020 - Caixa vai incluir imposto e custo cartorário em financiamento de imóvel
Mercado Imobiliário
03/08/2020 - Por que fazer uma consultoria imobiliária?
Mercado Imobiliário
25/08/2020 - Mercado imobiliário no Brasil pós-pandemia
Mercado Imobiliário
03/09/2020 - Por que ter uma segunda residência ou casa de férias é um bom negócio imobiliário?
Mercado Imobiliário
10/09/2020 - Casa Verde e Amarela: conheça o novo projeto habitacional do governo
Mercado Imobiliário
30/09/2020 - Investir em imóveis: é seguro em momentos de crise?
Mercado Imobiliário
21/10/2020 - Avaliação de imóveis: o que é e como fazer?
Mercado Imobiliário
23/11/2020 - População de Passos MG: características marcantes sobre a cidade!
Mercado Imobiliário
14/12/2020 - Como funciona o financiamento da Caixa?
Mercado Imobiliário
21/12/2020 - Qual é o melhor banco para financiamento imobiliário?
Mercado Imobiliário
28/12/2020 - Como fazer um contrato de locação de imóvel?
Mercado Imobiliário
11/01/2021 - Qual é o melhor consórcio imobiliário?
Mercado Imobiliário
18/01/2021 - É seguro comprar imóvel com contrato de compra e venda?
Mercado Imobiliário
24/03/2021 - Comprar apartamento em Passos: o que considerar antes de assinar o contrato?
Mercado Imobiliário
29/03/2021 - Site de aluguel de casas: como encontrar casas para alugar?
Mercado Imobiliário
31/05/2021 - Santander financiamento imobiliário: como financiar um imóvel?
Mercado Imobiliário
10/02/2022 - Quanto custa um apartamento para alugar em Passos MG?
Mercado Imobiliário
28/03/2022 - Consórcio imobiliário: como funciona?
Mercado Imobiliário
05/04/2022 - Como funciona o seguro-fiança?
Mercado Imobiliário
09/05/2022 - Imóvel na planta: como funciona?
Mercado Imobiliário
13/06/2022 - Qual a diferença entre registro do imóvel e escritura?
Mercado Imobiliário
20/06/2022 - Quem faz a vistoria imobiliária?
Mercado Imobiliário
28/06/2022 - Como anunciar um imóvel?

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

Contato

Telefone 35 3529-3750 35 3524-1980
WhatsApp 35 3529-3750 35 99121-3333 35 99911-3750
Localização Avenida Arlindo Figueiredo, 231
Passos
Localização Av. Avelino Soares de Rezende, 73 -
São João Batista do Glória

Novidades

Cadastre-se e receba primeiro nossas novidades e opotunidades.

Desde que iniciou suas atividades, a Jorge Paiva Imóveis vem trazendo inovações para o mercado imobiliário. Focada na qualidade de atendimento e serviços prestados, possui uma equipe de profissionais treinados e capacitados para um atendimento honesto, eficaz e transparente.

© 2019 Jorge Paiva Imóveis Todos os direitos resevados.