Comprar um imóvel é o sonho de muitas pessoas. Porém, como esse é um investimento alto, é importante tomar os devidos cuidados – e estar bem assessorado por um corretor de imóveis faz toda a diferença.
Para lhe ajudar a tornar esse processo mais simples, separamos as principais perguntas que você deve fazer ao corretor antes de comprar um imóvel – e que vão lhe auxiliar a tirar todas as dúvidas. Confira!
1. O valor do imóvel pode ser negociado?
Muitas vezes, o vendedor sugere um preço de venda já com uma margem de segurança, permitindo possíveis negociações, principalmente dependendo da forma como você fará esse pagamento.
Essa é uma informação valiosa, pois é possível conseguir bons descontos. Quem realiza essa negociação é o corretor de imóveis, que receberá a sua proposta e levará até o dono do imóvel, com todas as considerações apontadas por você.
Vale a pena também conferir se os preços praticados no mercado têm relação com o imóvel em questão. Se ele estiver muito acima de outros na mesma área e com os mesmos atrativos, é importante tentar negociar.
2. Quais os gastos adicionais após a compra do imóvel?
Comprar o imóvel e assinar o contrato não garantem que você não terá mais dívidas. Existem vários outros gastos que merecem sua atenção – e é importante conhecê-los para se planejar corretamente.
Alguns que podem ser cobrados são:
· taxas de condomínio;
· fundo de reserva do condomínio (geralmente já vem embutido no valor mensal pago);
· taxa de IPTU;
· taxa para entrega das chaves;
· despesas com cartório (escritura, ITBI e outros impostos).
Além de saber quais são esses gastos extras, entenda mais sobre eles. Por exemplo, o condomínio pode ter um valor alto, mas já dispor de alguns serviços inclusos, como água e gás. Em outros, esses serviços podem não estar incluídos. Assim é fundamental ter uma conversa franca e aberta com o corretor.
3. Existem planos de crescimento para a região?
Comprar um imóvel que se valorizará com o tempo é um ótimo investimento. Mas para isso, além da construção, é preciso que o entorno seja favorável. Um bairro em expansão tem mais chances de valorizar os imóveis – e, como essas regiões ainda são novas, geralmente o preço das casas e apartamentos são mais baixos.
O corretor é um especialista na cidade e conhece muito bem todos os bairros e a dinâmica do município. Pergunte a ele sobre os planos de expansão da região, como obras previstas pela Prefeitura ou instalação de empreendimentos próximos que ajudem a valorizar o imóvel que você está pensando em comprar.
4. A documentação do imóvel está em ordem?
Ninguém deseja comprar um imóvel para ter dor de cabeça depois. Por isso, é importantíssimo conferir antes a documentação. Não se iluda com preços abaixo do mercado se isso significar comprar um imóvel em inventário, por exemplo.
Por meio da averbação, o corretor consegue verificar as alterações ocorridas no imóvel e no seu registro, garantindo que você está comprando um bem em ordem e sem dívidas ou outras pendências.
5. Como é a região/bairro onde o imóvel se situa?
Você precisa saber se o estilo da região está de acordo com a sua personalidade e desejos, além de questionar pontos importantes relacionados à segurança, facilidade de transporte, presença de comércio e serviços, proximidade com escolas e estações de metrô ou de outros transportes públicos etc.
Imagine que você está grávida e deseja morar em um bairro tranquilo, mas descobre que a região é bastante boêmia e tem muito agito durante à noite. Isso poderá atrapalhar o sono do seu futuro bebê – e é uma informação muito valiosa.
Então, converse antes com o corretor para saber melhor as características da região e ver se elas estão de acordo com os seus objetivos e desejos.
Com essas perguntas, será muito mais fácil escolher de maneira acertada o seu novo imóvel e não se arrepender da compra da sua futura casa ou apartamento.
Gostou das nossas dicas? Ajude os seus amigos: compartilhe este post nas suas redes sociais!